Raul Pont (PT), em Porto Alegre, Jandira Feghali (PC do B), no Rio de Janeiro, e Alice Portugal (PC do B), em Salvador, não alavancaram a sua candidatura com a presença da petista, que teve o mandato cassado após um processo de impeachment em agosto, em suas campanhas.
Na pesquisa seguinte, publicada no dia 23, havia perdido dois pontos percentuais.
Com 16,37% dos votos válidos, Pont está fora do segundo turno. Nelson Marchezan Junior (PSDB), com 29,8%, e Sebastião Melo (PMDB), com 25,9%, seguem na disputa.
Em primeira aparição pública oficial após o impeachment, Dilma participou de ato em apoio a Jandira em 21 de setembro. No local, a ex-presidente chegou a declarar que eleger candidata do PC do B seria um "volta, Dilma".
Jandira, que possuía 9% de intenções de voto —de acordo com o Datafolha— antes da presença da ex-presidente em seu comício, viu seu desempenho cair para 7% na pesquisa seguinte.
Terminou o pleito com apenas 3,34%, na sétima colocação. Marcelo Freixo (PSOL) e Marcelo Crivella (PRB) disputarão o segundo turno.
Alice Portugal participou de evento com a presidente cassada em 22 de setembro, em Salvador. Desde então, exibiu gravações com Dilma em sua propaganda eleitoral.
Apesar de não ter experimentado queda no desempenho —que estava em 12% na pesquisa Ibope de 18 de setembro e chegou a 14,56% de votos com 98% das urnas apuradas na capital baiana— e se manter no segundo lugar, Alice ficou longe de seu adversário.
ACM Neto (DEM), com 74% dos votos, foi eleito prefeito no primeiro turno.
Postar um comentário