Menu
 

Nesse post, futebol e História se misturam!

A principal competição de futebol da América recebe esse nome em homenagem aos homens que lideram os movimentos de independência dos países sul-americanos, e por isso ficaram conhecidos como Libertadores da América. Em outras palavras, eles libertaram a América colonial do domínio espanhol.

Os Libertadores da América do século XIX pertenciam à classe dos criollos, que reunia os descendentes de espanhóis nascidos na América. Estes, por sua vez, estavam cada vez mais descontentes com os desmandos dos chapetones,espanhóis designados pela Coroa para o controle da administração da colônia. Os criollos ocupavam o topo da pirâmide social local, mas na hierarquia colonial estavam abaixo dos chapetones.

Motivados pelos ideias da Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa, esses criollos lideraram o processo de emancipação dos países sul-americanos. Tiveram ao seu favor também a crise pela qual a Espanha atravessava, em virtude das invasões napoleônicas, que abalaram com as estruturas econômicas e políticas do país.

Depois da independência e do fim das opressões dos chapetones, os criollos passaram a oprimir outras classes sociais também, mas isso é uma outra história.

Em 1960, a Confederação Sul-Americana de Futebol criou o campeonato sul-americano de clubes, o qual batizou de Libertadores da América, em homenagem aos homens citados acima. Os principais Libertadores da América foram: os venezuelanos Simón Bolívar e Antônio José de Sucre, o chileno Bernardo O' Higgins, o argentino José de San Martín, o uruguaio José Artigas e o boliviano Andrés de Santa Cruz.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top