Menu
 

Secretária-geral do ministério da Defesa, Eva Chiavon

Enquanto nomeação de Lula para chefia de ministério está suspensa pela Justiça, secretária-executiva responde por uma das principais pastas do governo.

A secretária-executiva da Casa Civil é enfermeira por formação, nascida em Coronel Freitas, em Santa Catarina. Em seu Estado natal foi dirigente do PT e desempenhou funções políticas e administrativas na prefeitura de Chapecó e participou de movimentos sociais, como o Movimento de Mulheres Agricultoras. Ela também atuou como assessora da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

O cargo de secretário-executivo é o segundo mais importante no organograma de um ministério. Eva Chiavon foi nomeada por Jaques Wagner, com quem já trabalhou em outras ocasiões.

Petista de carteirinha, Eva Chiavon transita pelos escalões do governo desde 2003, primeiro ano do governo Lula.

A curta passagem de Eva Chiavon pelo Ministério da Defesa, entre janeiro e outubro de 2015, deixou em seu currículo uma polêmica com representantes das Forças Armadas.

Em setembro daquele ano, ela encaminhou o decreto 8.515 à presidente Dilma, que delegava ao ministro da Defesa competência para assinar atos relacionados à área militar, como transferências, promoções e nomeações. Para militares, o texto tirava poderes das Forças Armadas. As queixas foram tamanhas que o ministro Jaques Wagner - à época na Defesa e hoje na Casa Civil - foi obrigado a voltar atrás.

O decreto, que estava na gaveta, foi encaminhado durante uma viagem internacional de Wagner, ampliou o desgaste de Dilma, já fustigada pelas crises política e econômica. Na volta ao Brasil, o então ministro precisou conter o descontentamento dos militares e uma errata foi publicada corrigindo o texto do decreto.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top