Menu
 

Eles são acusados de pagar propina a servidores da Receita para obter decisões favoráveis no Carf


O Ministério Público Federal (MPF) em Brasília denunciou nesta quarta-feira seis pessoas por suspeita de manipulação de julgamentos junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Entre os denunciados estão Joseph Yacoub Safra, acionista majoritário do grupo Safra, e João Inácio Puga, ex-dirigente do mesmo grupo empresarial.

Os dois são acusados de negociar propinas de 15,3 milhões de reais com servidores da Receita Federal para obter decisões favoráveis do órgão à empresa. Ambos vão responder pelo crime de corrupção passiva - Puga também responderá por falsidade ideológica. A denúncia abrange ainda servidores da Receita Federal Lutero Fernandes do Nascimento e Eduardo Cerqueira Leite, e dois ex-servidores, Jorge Victor Rodrigues e Jeferson Ribeiro Salazar, que seriam os intermediários.

A ação penal integra a Operação Zelotes e é a terceira apresentada desde o início das investigações. Neste caso, a denúncia é resultado do inquérito instaurado para apurar suspeitas de irregularidades no andamento de três processos administrativos de interesse da empresa JS Administração de Recursos, sociedade empresarial do grupo Safra. Os recursos apresentados pelo contribuinte questionavam a cobrança de tributos que, em valores de agosto de 2014, somavam 1,49 bilhão de reais e que, atualmente, chegam a 1,8 bilhão de reais.


O banqueiro Joseph Safra aparece na 52ª colocação do ranking da "Forbes" de homens mais ricos do mundo.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top