Menu
 



O ex-presidente Lula tem mantido contatos sigilosos com interlocutores do PMDB próximos ao vice-presidente Michel Temer há mais de uma semana. Fontes informam que Lula tem avaliado com cautela a opção de confronto aberto com o novo governo, alternativa defendida pela maior parte da cúpula do PT. Dilma seria uma das principais interessadas na manutenção do confronto após seu afastamento.
Já o ex-presidente avalia com cautela a opção, tendo em vistas as eleições municipais de outubro. Setores do partido concordam que a radicalização pode diminuir dramaticamente as chances de eleger um número razoável de prefeitos e vereadores.

Já se discute como ocorrerá o isolamento de Dilma no partido após seu afastamento no próximo dia 11 no senado. Lula sabe que não poderá virar as costas para a companheira imediatamente, mas admite que isso terá de ser feito o quanto antes. Dilma se tornará um peso morto no partido e atrairá apenas coisas negativas para quem permanecer ao seu lado.

Na medida em que o novo governo começar a promover a estabilidade da economia e a reorganização política do país, a tendência é que a opinião pública se torne favorável à Temer. Lula considera a possibilidade de se descolar de Dilma logo nos primeiros dias de seu afastamento, quando os acordo em torno do novo governo deverão se intensificar. Boa parte do PT acredita que haverá como preservar mais, mantendo uma posição neutra do que partindo para a radicalização e o confronto. O PT tem milhares de ocupantes de cargos na administração pública interessados num eventual pacto de não agressão.

Do outro lado, Temer também já admitiu que a contribuição do PT “seria de extrema importância” para garantir estabilidade a um novo governo.. “Não se pode mais dividir a sociedade entre nós e eles”, diz um interlocutor do vice, que tem adotado uma postura conciliadora como forma de garantir a reorganização do governo logo nos primeiros dias.

Uma ala do partido defende que não há sentido em apoiar o possível novo presidente. “Michel Temer não precisará do PT para garantir sua governabilidade no Congresso. Nós e eles sabemos disso. A aproximação não faria qualquer sentido”, diz um dirigente petista.

O senador Renan Calheiros e o ex-presidente José Sarney são apontados como os principais articuladores do "pacto" sigiloso entre Lula e Michel Temer. A tendência a partir desta primeira semana de maio é a de que o PT comece a recomendar mais moderação nos ataques ao novo governo. Já a ala ligada à Dilma pretende continuar insuflando os movimentos sociais como a CUT e o MST.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

  1. Cuidado,Temer, uma aliança com esse pessoal do PT, lhe levara para o buraco que eles cavaram!

    ResponderExcluir
  2. Se isso se confirmar, só vem comprovar que a política é a arte da safadeza. Todos os adversários do PT deveriam lembrar sempre que o Lula foi o verdadeiro fiador da Dilma, mesmo contra a vontade de 90% do PT, e agora que a situação real do país apareceu, ele como o covarde que sempre foi abandonou seu poste pra tirar o seu da reta, como fez com os companheiros presos.

    ResponderExcluir
  3. E as negociatas parece que continuarão para desgraça do Brasil!
    Este Partido PT terá que ser desmantelado para que o Brasil seja Liberto desta organização criminosa!
    Sem chances de acordo! O POVO VOLTARÁ AS RUAS PARA EXIGIR RESPEITO E O RETORNO A MORALIDADE QUE COM O LULA E A DILMA EM COMPANHIA DO TEMER NÃO ACONTECERÁ!!

    ResponderExcluir
  4. Não acredito que o Michel Temer irá ceder as investidas do Lula, este criminoso tem que ir para a CADEIA PARA COMEÇAR A PAGAR PELOS SEUS CRIMES CONTRA A HUMANIDADE BRASILEIRA! O LULA COMETEU O CRIME DE TRAIÇÃO A PÁTRIA! NÃO MERECE RESPEITO E MUITO MENOS LIBERDADE! CADEIA JÁ PARA ESTE MAFIOSO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem não acredito que Temer desceria a tal ponto...mesmo porque ele sabe o povo esta atento a todos os movimentos...e estamos todos a flor da pele..seria muito perigoso pra seu governo começar se aliando ao maior bandido da atualidade.

      Excluir
    2. Não se esqueçam de que, para um político, nada é feio - exceto perder.
      O Grande Sapo não perderá essa chance de se dar bem, nem o Vice.
      ...e o país e o povo que se virem, como sempre foi e será.

      Excluir
  5. Essa negociação deve realmente existir porque neste país a política é inéspida e eu espero que Temer não assuma o governo pois desta forma estariamos trocamdo seis por meia duzia e vendo que hoje o STF pediu a inclusão do Lula e Cunha na LAVA JATO.

    ResponderExcluir

 
Top