Menu
 

Em uma clara mudança de postura do Itamaraty e buscando o fortalecimento da diplomacia brasileira e o distanciamento do radicalismo bolivariano, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, em sua primeira viagem internacional no posto, teve encontro com o presidente argentino Mauricio Macri e com a chanceler Susana Malcorra.

A reunião firmou um acordo de ‘coordenação política’, visando um ‘intercâmbio de opiniões’ e o ‘acompanhamento de projetos estratégicos’, o que, por si só, dá a Brasil e Argentina uma inquestionável e evidente liderança para o encaminhamento de uma ‘agenda comum de trabalho’ entre os países da América do Sul.

Especificamente sobre o Mercosul, Serra defendeu trabalhar para ‘conseguir negociações mais flexíveis’ que permitam ao bloco concretizar acordos bilaterais.

‘Nossa estratégia é a de criar mecanismos que agilizem, facilitem e flexibilizem a possibilidade de negociação com terceiros. Então vamos investir na velocidade e flexibilidade’, afirmou o ministro.

O governo Temer já divulgou que é sua meta retirar o 'viés ideológico', praticado durante os governos do PT pela diplomacia brasileira, privilegiando os acordos comerciais em favor da recuperação econômica brasileira.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top