Menu
 

Prédio ocupado abriga a Funarte, ligada ao Ministério da Educação e Cultura. Deputada Jandira Feghali diz que Temer "tem cheiro de elite atrasada, preconceituosa, homofóbica e contra o povo"


O Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, foi ocupado na manhã de hoje (16) por petitas, artistas, profissionais da cultura e sociedade civil, contra a extinção do Ministério da Cultura (MinC) com a posse do governo interino de Michel Temer. O palácio abriga a Fundação Nacional das Artes (Funarte), que é ligada ao ministério.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) esteve na ocupação. Ela afirmou que “os acordos que fizeram com o patronato urbano e rural é o que se anuncia ontem e hoje em todos os jornais, vão rever toda a demarcação de terra indígena, de terra quilombola, já entraram com reforma da Previdência, reforma trabalhista, extinção de estruturas fundamentais do Estado brasileiro, como o Ministério da Cultura, ou seja, é um governo que não tem cheiro de povo, tem cheiro de elite atrasada, preconceituosa, homofóbica e contra o povo e a nação brasileira”.

Jandira também mencionou a entrega do pré-sal à iniciativa privada, o que significa um dos mais fortes ataques da política neoliberalista do governo que assumiu com a admissão do processo de impeachment de Dilma Rousseff. “A resistência é agora, nós precisamos arrancar três votos do outro lado apenas, porque eles tiveram 55 votos”, disse a deputada, em referência à votação do processo de afastamento, na quarta-feira (11), no Senado Federal. “Vamos continuar na rua, nessa batalha, e vamos defender a cultura brasileira onde nós estivermos, vamos fazer a defesa daquilo que a gente acredita, ninguém aguenta mais governo golpista neste país, ele tem de sair de lá.”

O ator e humorista Bemvindo Sequeira também se manifestou em apoio à ocupação. “Não tem diálogo com Temer, não tem de saber se vai ter secretária mulher ou não, ou homem, ou se vai ser um traveco, não interessa, ele não tem legitimidade nem para acabar com ministério, nem para nomear ninguém para ministério nenhum. É um golpista que tomou o poder de assalto, com a ajuda daqueles malandros, salafrários, que você viu no dia 17”, disse, lembrando a sessão de 17 de abril, que os deputados aprovaram o processo de impeachment.

O MinC foi extinto para se tornar uma secretária especial debaixo do Ministério da Educação, que com a mudança de governo passou para o deputado pernambucano Mendonça Filho (DEM). Ele, aliás, foi recebido pelos funcionários com um ato de protesto.

Ontem, o Ministro da Justiça disse que não tolerará "atos de guerrilha" e demais atos em manifestações que atentem contra a ordem pública. O governo federal ainda não se pronunciou à respeito.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

  1. Pessoas morrendo a míngua nos hospitais, desemprego aumentando cada vez mais, e essa louca preocupada com privilégio de cantores que não vendem discos, atores que não são chamados pra mais nada, artistas sucateados e de fundo de quintal. Só pra apoiarem esse lixo que é o PT. Nossa bandeira jamais será vermelha!!!

    ResponderExcluir

 
Top