Menu
 

O diplomata que disparou telegramas para as embaixadas e postos no exterior para alertar que um golpe estava em curso no Brasil perdeu o cargo nesta terça-feira. O ministro Milton Rondó Filho foi exonerado da chefia da área de combate à fome do Ministério de Relações Exteriores, mas permanece servidor do Itamaraty e deve ganhar novas funções.

Em março, ele remeteu em nome do governo, comunicações às representações brasileiras espalhadas pelo mundo para difundir a ideia de que a presidente Dilma Rousseff sofria um processo não democrático.

“Trata-se da substituição natural de um ocupante de cargo em confiança, e da movimentação habitual de membro do Serviço Exterior Brasileiro. A administração designará nova função para o servidor”, informou o Itamaraty.

Na época, Rondó — sem consultar seus superiores — pediu que cada posto designasse um diplomata para dialogar com as organizações da sociedade civil locais. Um dos telegramas pedia a designação de um servidor, de preferência um diplomata, para ficar responsável por "apoiar adequadamente" o diálogo entre o Itamaraty, a sociedade civil brasileira e a local.

Outro comunicado feito por Rondó retransmitiu uma nota da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), que reúne 250 Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O texto começa com a seguinte frase: "É momento de resistência democrática!". O texto diz ainda conclama, independentemente das posições políticas e ideológicas, a sociedade para a luta pela democracia: "Não ao Golpe! Nossa luta continua!".

As comunicações foram invalidadas pelo Itamaraty no mesmo dia em que foram publicadas.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top