Menu
 

A situação do ex-presidente Lula piora a cada dia com as revelações de corrupção, enriquecimento ilícito e favorecimento de empresas em troca de propina. Interlocutores dizem que prisão do petista está próxima de ocorrer.

Nesta quinta (07/07), Lula, através do Instituto que leva seu nome negou, em nota, ter favorecido empresas ou intermediado qualquer negócio na Venezuela durante seus dois mandatos.

A declaração rebate o que dizem delatores da empreiteira Andrade Gutierrez, que afirmaram que o petista deu "apoio" à empresa e a recomendou ao então presidente Hugo Chávez (1954-2013) para a construção de uma siderúrgica na Venezuela.

O contrato, de US$ 1,8 bilhão, foi assinado pela Andrade Gutierrez em 2008, meses após uma reunião entre Lula e Chávez no Recife.

Um dos delatores, o executivo Flávio Machado Filho, disse a procuradores que esteve com Lula meses antes e pediu para que Chávez "desse uma prioridade" à empreiteira brasileira. O petista teria informado depois, por meio de seu chefe de cerimonial, que o recado fora dado.

Segundo o Instituto Lula, o ex-presidente "não favoreceu nenhuma empresa nem intermediou nenhum negócio", mas atuou "para promover o Brasil e suas empresas no exterior".

"Isso é um dever de um presidente da República e ajuda a gerar empregos no nosso país. [Lula] agiu sempre dentro da lei e a favor do Brasil."

ILAÇÕES
A nota do instituto ainda menciona que os próprios delatores não relacionam Lula com qualquer pedido de propina -segundo os executivos, feito posteriormente pelo então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

Um dos delatores afirma que "não houve, ao que sabe, tratativas espúrias entre a Andrade Gutierrez e Lula no contexto desses fatos ou qualquer outro", no que é corroborado por Machado Filho. r/> "Nunca discuti nada que não fosse de forma republicana com o presidente Lula", disse o executivo.Em nota, o Instituto Lula lamenta que se esteja "requentando assuntos para mais ilações contra o ex-presidente, que sempre agiu dentro da lei".



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top