Menu
 

Indicado pelo presidente interino Michel Temer para chefiar a embaixada do Brasil em Washington, um dos postos mais prestigiados da diplomacia nacional, o embaixador Sérgio Amaral diz que o governo brasileiro quer "ampliar as relações com as cinco potências [EUA, China, Rússia, França e Reino Unido] que compõem o equilíbrio multipolar".

A fala reforça a mudança no discurso sobre a política externa brasileira e contrasta com a postura das gestões anteriores, que diziam privilegiar as relações com países emergentes e a chamada cooperação Sul-Sul (leia-se bolivarianos e ditaduras de republiquetas africanas).

Em entrevista à BBC Brasil por telefone na tarde de terça-feira, na qual demonstrou impaciência em alguns momentos, Amaral disse que priorizará no novo cargo áreas em que Brasil e EUA têm maior convergência, como direitos humanos e meio ambiente, e que retomará negociações para a construção de "parques temáticos ambientais" na Amazônia.

"Temos um grande número de projetos de cooperação expressos em mais de 50 comissões, acordos, memorandos, projetos - seja de governo a governo, seja com grande participação do setor privado. Então temos aí uma base muito boa sobre a qual trabalharmos", ele diz.

Amaral, de 72 anos, foi porta-voz do presidente Fernando Henrique Cardoso e ministro do Desenvolvimento e Comércio Exterior no governo do tucano. Como diplomata, chefiou as embaixadas do Brasil em Paris, em Londres e junto à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Antes de aceitar o convite para voltar ao Itamaraty, passou um longo período no setor privado e se tornou conselheiro de várias empresas e organizações, entre as quais a petrolífera Total, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a ONG WWF.

Ambição 'bem maior'
O embaixador rebate avaliações de que a política externa brasileira havia se tornado menos ambiciosa no governo Temer.

No discurso de posse no Itamaraty, Serra não listou entre suas prioridades a obtenção de uma vaga permanente para o Brasil no Conselho de Segurança da ONU, um objetivo antigo do país. O chanceler também pediu estudos que identificassem embaixadas brasileiras na África e no Caribe que pudessem ser fechadas.

Serra disse que a diplomacia voltaria a refletir os interesses do Estado brasileiro, e não as "conveniências e preferências ideológicas de um partido político", e que medidas que possam ter servido ao interesse nacional em outros momentos "podem não ser mais compatíveis com as novas realidades do país".

Alguns analistas e diplomatas - como o embaixador Celso Amorim, que chefiou o Itamaraty nos anos Lula - criticaram a nova postura e disseram que ela faria o Brasil perder importância no mundo.

Para o embaixador Sérgio Amaral, porém, o governo Temer sinaliza uma ambição "bem maior" do que a da gestão anterior ao buscar ampliar os laços com as principais potências globais. Ele afirma ainda que o fato de Serra não ter citado o Conselho de Segurança não significa que o país não queira a vaga. Sobre a África, "a única menção é que talvez tenhamos embaixadas demais lá" e que é preciso "reavaliar as prioridades num momento em que faz redução de despesas".



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

  1. É pra frente que se anda. Vamos nos unir aos melhores.

    ResponderExcluir
  2. É pra frente que se anda. Vamos nos unir aos melhores.

    ResponderExcluir
  3. Mais um ato positivo do governo Temer!!!

    ResponderExcluir
  4. FRACASSO NA ELEIÇÃO DA ESCOLA SEM PARTIDO POR FRAUDES!!!!

    PODEM LEVAR AO MPF E SENADORES ESTA DENÚNCIA?

    SENHORES(as) SENADORES(as), RECEBI ISTO ONTEM ATRAVÉS DE GRUPOS DO FACEBOOK...

    PODERIAM VER JUNTO Á POLÍCIA JUDICIÁRIA DO SENADO, MPF E POLÍCIA FEDERAL ESTA VERACIDADE?

    1º - https://www.facebook.com/linkdaopressao/videos/1042094152564802/

    2º - https://www.facebook.com/steh.papaiano/posts/1186897094687687

    Para conhecimento, repassando de outro grupo, mais uma pilantragem da esquerda: -- DESCOBERTA UMA NOVA ESTRATÉGIA ADOTADA PELOS ESQUERDISTAS PARA BURLAR OS VOTOS DO ''ESCOLA SEM PARTIDO" !!!!!!!!!!!
    1 - Entre nesse site: https://10minutemail.net/m/?lang=pt-br, copie o e-mail e mantenha a aba aberta.
    2 - https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria… <- Aqui no link da votação, entre e crie uma conta com o e-mail fornecido. Pode usar qualquer nome, Senha de 8 caracteres e pronto. (Recomendo senha: 12345678 ou 00000000)
    3 - Volte para a aba do 10minutemail e entre no link de confirmação, volte para enquete, faça o login e VOTE.
    4 - Após isso, feche o navegador e abra-o novamente e refaça o procedimento.
    Isso é o que os esquerdistas estão fazendo. Então, não tem 112 mil votos lá contra 98 mil nossos...tem menos da metade do deles contra nossos 98 mil.

    ResponderExcluir

 
Top