Menu
 

Pouco mais de duas horas após registrar sua candidatura à presidência da Câmara, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) se retirou da concorrência. Pelo Twitter, ela alegou que havia apresentado seu nome como "contribuição ao debate a pedido de muitos deputados" mas que a liderança decidiu que o partido não deveria ter candidatura própria. A votação, inicialmente marcada para começar às 16h, foi adiada para as 19h, conforme ato assinado pelo presidente interino da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA).

A verdade, no entanto, é que a deputada não conseguia angariar votos nem em seu próprio partido e sua candidatura era vista como piada no plenário da Câmara.

O prazo para desistências, com a alteração do horário de início da votação, também mudou. Agora, as candidaturas poderão ser retiradas até as 18h. Além de Maria do Rosário, os deputados Fausto Pinato (PP-SP) Beto Mansur (PRB-SP) também abandonaram a concorrência.

Em entrevista concedida no Salão Verde da Câmara, Mansur afirmou que o objetivo é viabilizar a vitória de um candidato que tenha apoiado o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

— Eu não quero ter surpresas no segundo turno. Precisamos de um presidente da Câmara que seja da base de apoio ao governo do presidente Michel Temer — disse Mansur.

Com isso, restam 14 candidatos para a eleição. A votação será secreta por meio de urnas eletrônicas. Antes disso, cada concorrente terá 10 minutos para expor suas propostas.

Permanecem na disputa Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES), Cristiane Brasil (PTB-RJ), Esperidião Amin (PP-SC), Evair Vieira de Melo (PV-ES), Fábio Ramalho (PMDB-MG), Giacobo (PR-PR), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Luiza Erundina (PSOL-SP), Marcelo Castro (PMDB-PI), Miro Teixeira (Rede-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP), Rogério Rosso (PSD-DF) e Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O parlamentar que for eleito cumprirá, até fevereiro de 2017, o mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou na última quinta-feira à presidência da Casa.

Se nenhum deputado obtiver a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno, o segundo turno entre os dois mais bem votados acontecerá uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para falar. Então, quem tiver maior número de votos será eleito.

Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso dentre os de maior número de legislaturas na Casa. A previsão da Secretaria Geral da Mesa é que o novo presidente da Câmara será conhecido somente de madrugada.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top