Menu
 

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (1º) mais uma fase da Operação Lava Jato, batizada de Sépsis, com base em delação do ex-vice-presidente da Caixa Fábio Cleto, aliado do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A PF cumpre mandados em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Brasília. As empresas do grupo JBS Friboi estão entre os alvos.

O lobista Lúcio Bolonha Funaro, também aliado de Eduardo Cunha, foi preso. Ele vinha tentando negociar um acordo de delação com a Procuradoria-Geral da República.

No total, estão sendo cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, sendo 12 em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, três em Pernambuco e dois no Distrito Federal.

A PF realizou buscas na sede da empresa e na casa dono do grupo, Joesley Batista, em São Paulo. Outros alvos de buscas são o empresário Henrique Constantino, herdeiro da Gol Linhas Aéreas, e o lobista Milton Lyra.

Há suspeitas de que a JBS tenha pagado propina, por meio de Funaro, para obter recursos do fundo de investimentos do FGTS. A empresa Eldorado Brasil Celulose, ligada ao mesmo grupo da JBS, o J&F, fez uma emissão de títulos de dívida de R$ 940 milhões em dezembro de 2012. O FI-FGTS aportou recursos nessas debêntures.

A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavaski, relator da Lava Jato. A ação também tem fatos ligados à delação premiada do ex-diretor de Relações Institucionais do Grupo Hypermarcas Nelson Mello

As buscas da PF na sede do grupo J&F, controlador da JBS, concentraram-se na empresa Eldorado Brasil Celulose, que se beneficiou de recursos do FGTS e está no alvo das suspeitas dos investigadores.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

  1. JBS Friboi recebia um monte de empréstimos a juros muito baixos. Isso ordenado por gente que Lula mandava colocar em cargos de chefia do BNDES por indicação política. Ao mesmo tempo órgãos sanitários e ambientais, dente outros, que também tinham usas chefias recheados de apadrinhados políticos, mandavam seus fiscais aos concorrentes e pediam muito rigor. Raramente faziam isso em relação a Friboi fazendo com que a concorrência pagassem multas e mais multas até entrar em crise. Se mesmo procurando cabelos em ovos nada encontravam nos concorrentes, mandavam os conselhos (geralmente constitutivos de muitos apadrinhados políticos também) criar normas que criminalizassem alguma pratica para enquadrá-los. E quando isso tudo os fazia entrar em crise vinham representantes da JBS querendo comprar a empresa a preço de banana. Muitas vezes o dono tentava ficar para se reerguer e então recebia visitas de capangas (que muitas vezes eram também apadrinhados políticos de Lula) os ameaçarem. E quando a Friboi já estava enorme, o filho de Lula saiu pelos corredores pedindo que se aprovasse uma lei estúpida que na pratica impediu que pequenos produtores rurais abatessem animais em suas fazendas. Todo animal agora deve ir para grandes frigoríficos. E os ambientalistas iludidos aplaudiram essa aberração na época!!! Acreditaram que era pelo bem dos animais, sem perceber que era só pelo bem da Friboi e que isso iria dificultar a vida dos pequenos produtores...

    ResponderExcluir
  2. Bandidos quero ver se vai ter punição pra eles ...

    ResponderExcluir
  3. Bandidos quero ver se vai ter punição pra eles ...

    ResponderExcluir

 
Top