Menu
 

A revista americana Time publicou nesta terça-feira (2) uma entrevista com Dilma Rousseff, a presidente do Brasil que está afastada aguardando o Senado definir seu processo de impeachment.

Rodeado pela grandeza modesta do Palácio da Alvorada, que por enquanto ainda é a sua residência oficial como presidente do Brasil, Dilma Rousseff demonstra certa melancolia quando lembra de sua juventude como guerrilheira perseguida pela ditadura militar no Brasil, analisa a Time.

Os últimos 18 meses não foram nada fáceis para Dilma, diz a reportagem da Time. Um vasto escândalo de corrupção na Petrobras, que ocorreu quando Dilma era presidente do conselho da empresa estatal balançou a classe política e contribuiu para o que se pode chamar da pior recessão do Brasil desde 1901. A investigação, conhecida como Lava Jato, revelou um esquema de propinas no valor de bilhões de dólares, envolvendo quase toda a classe política, executivos de alto nível, empresas de construção e banqueiros.

A Time diz que apesar de não ser pessoalmente acusada de corrupção, a presidente foi afastada em maio com aprovação da opinião pública que anda enraivecida com a situação econômica do país e os escândalos do meio político. Dilma responde por crime de responsabilidade pela questão fiscal. Ela nega veementemente saber do esquema corrupção da Petrobras e diz que sua remoção é um golpe parlamentar.

Time: A Dilma de hoje ainda mantêm a determinação da guerrilheira?

"Eu acho que sim", diz ela, com olhar ao longe. "Obviamente você muda com o tempo ..."

Sua voz se desvanece ao silêncio. Apesar de sua situação, ela é descontraída, tem postura e é genial. Ela contém um sorriso e diz:

"Eu quero acreditar que sim", acrescenta ela. "Então, nesse sentido, a menina de hoje é a mesma menina de ontem que é a mesma velha de hoje".

E como ela mudou nesses 37 anos?

"Oh, nós temos que amadurecer", diz ela. "Quando somos jovens, temos uma visão simplista."

"O que você não pode fazer é vender sua alma", acrescenta ela.

"Eu me comprometi a lutar por um Brasil melhor"

"Você anda no fio da navalha", termina Dilma sem reconhecer os inúmeros casos de corrupção de seu governo.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top