Menu
 

O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, condenado na operação Lava Jato a mais de 50 anos de prisão como braço do Partido dos Trabalhadores no esquema de propinas na Petrobras, retomou as negociações para um acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal. Duque está preso há um ano e cinco meses em Curitiba.

Entre os temas negociados, estariam informações sobre o partido, a presidente afastada Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-diretor da estatal se compromete agora a apresentar provas de que o ex-presidente sabia do esquema.

As negociações para o acordo de colaboração envolvem membros da Procuradoria – Geral da República – por citar políticos com foro privilegiado – e da Procuradoria Regional da República, em Curitiba.

Esta é a terceira tentativa de delação de Duque, que foi diretor da Petrobras entre 2003 e 2012, indicado na cota controlada pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. As tratativas estão em fase de discussão de anexos, na qual a defesa elabora um esboço dos crimes que ele vai confessar e os fatos que vai relatar, em troca de benefícios e redução de pena.

Alvo. A colaboração premiada de Duque, se aceita pela Procuradoria e homologada pela Justiça, pode ser a primeira a ligar diretamente Dilma ao esquema na Petrobras. Semana passada, a presidente afastada virou alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal por tentativa de obstrução às investigações.

Duque mudou seu endereço prisional no mês passado. Deixou o Complexo Médico-Penal, em Pinhais, e voltou à carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba para facilitar as entrevistas com investigadores.

Apesar das duas outras tentativas frustradas, o contexto agora é considerado outro. As negociações avançam às vésperas do julgamento final da cassação do mandato presidencial de Dilma, no Senado, e da conclusão dos primeiros inquéritos que têm Lula como alvo da Lava Jato.

Outro lado. A assessoria de imprensa do Instituto Lula afirmou, em nota, que os operadores da Lava Jato “persistem na prática inconstitucional de antecipar juízos sobre investigações em curso e de fomentar propaganda opressiva contra o ex-presidente. Mesmo depois de uma devassa, não conseguiram produzir uma prova sequer para denunciar Lula”. As assessorias da presidente afastada Dilma Rousseff e do PT não comentaram o assunto.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top