Menu
 

A ditadura bolivariana da Venezuela, que levou o país ao caos e à miséria, comandada por Nicolás Maduro, informou meio do Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores que rompeu esta tarde as relações políticas e diplomáticas daquele país com o Brasil. A medida foi tomada tão logo o Senado brasileiro confirmou de forma definitiva o impeachment de Dilma Rousseff por 61 votos a favor e 20 contra.

Em comunicado, a chancelaria venezuelana qualificou a medida como um “golpe de estado parlamentar” que “violentou a Constituição, acabando com a democracia no país”.

O país governado por Nicolas Maduro, foi o primeiro a anunciar a retirada de seu representante do Brasil. Ainda na nota divulgada, a Venezuela afirmou que decidiu “congelar as relações políticas e diplomáticas com o governo surgido desse golpe parlamentar” e retirar “definitivamente” seu embaixador do país. O texto continua e diz que a a Venezuela condena a ruptura da diplomacia no país que agora é governado por Michel Temer, do PMDB. O comunicado diz ainda que o fato de Temer assumir um cargo sem votos é ilegal e cita que Dilma teve mais de 54 milhões de votos na última eleição, em 2014. A Venezuela ignora que Michel temer foi eleito também, juntamente com Dilma.

Maduro ignora o Congresso eleito da Venezuela, de ampla maioria opositora e concentrou poderes na presidência por meio de um “decreto habilitante” referendado pelo Supremo Tribunal do país controlado pelos bolivarianos.

Equador e Bolívia também anunciaram que vão romper relações com o Brasil após o anúncio do impeachment da 'camarada' de Dilma Rousseff. O Ministério das Relações Exteriores do Equador disse que existe um desvio da ordem das coisas no Brasil. O Equador já afirmado que no caso do impeachment ser aprovado, reagiria com mais radicalidade. É bom lembrar que o Brasil é o maior país do bloco econômico do Mercosul e todos esses países de esquerda dependem fortemente da economia local. Ou seja, quando o Brasil vai mal, eles tendem a também ir mal.

Na contramão do discurso do Golpe, a Argentina lembrou que a pátria de bandeira verde e amarela sempre foi amiga e que o impeachment seguiu as leis da constituição local. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que está confiante para que as relações entre os dois países continuem firmes e fortes. Ele garantiu que, no que depender dele, nada irá mudar entre as duas nações.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top