Menu
 

O outono já começou e com ele o início das famosas doenças típicas de temperaturas mais frias, como gripes, resfriados, asmas e bronquites. Elas se intensificam muito com o clima seco característico desta estação e do inverno, causando muitos problemas de saúde.

A melhor prevenção desses males é manter uma alimentação saudável durante as estações. Dificilmente você desenvolverá algum resfriado crônico se comer bem e corretamente nesses meses. O outono, que vai até o final de junho, deixa o nosso metabolismo mais rápido devido à mudança de temperatura, ou seja, sentimos a necessidade de comer mais porque nosso corpo passa a exigir mais energia para se aquecer.

Alimente-se com muitas frutas
Devemos tomar cuidado para não ingerir alimentos gordurosos em excesso, que nos fornecem muito mais calorias do que realmente precisaríamos. Tomar água regularmente durante todo o dia é indicado para hidratar o corpo, durante este clima seco, e equilibrar o organismo.

Nessa época as frutas estão em níveis nutricionais altos e em abundância. Por isso, alimente-se bastante com frutas durante todo o dia, como abacate, figo, goiaba, banana, laranja, mamão, maçã, pera, maracujá e melancia. Essas frutas são ricas em vitaminas A, B e C que são importantes na prevenção de gripes e resfriados, podendo ser consumidas em sua forma natural ou como sucos.

Também aproveite para tomar chás que caem bem com o clima. Ensopados e legumes cozidos a vapor são ótimas alternativas porque podem conter uma infinidade de combinações de vários ingredientes essenciais à dieta do outono. Feijão e carnes cozidas podem ser misturados com abobrinha, agrião, almeirão, berinjela, brócolis, chuchu, espinafre, jiló, nabo, repolho, rúcula, entre outros. Você pode montar vários pratos que combinam com seu gosto. Arroz, macarrão e batatas são ótimos complementos para os pratos dessa estação.

Vegetais
Esses alimentos possuem os sais minerais, carboidratos e proteínas essenciais para manter nosso corpo saudável. São fontes de cálcio, ferro, potássio e fósforo. As fibras auxiliam o melhor funcionamento do organismo e ajudam a manter o peso com uma digestão adequada. Como, naturalmente, comemos mais no frio do que no calor, devemos balancear nossa dieta diária com mais atenção do que em estações quentes.

Alimentos gordurosos contêm nove calorias por grama, carboidratos e proteínas contêm quatro cada. As vitaminas e sais minerais presentes nos alimentos não fornecem calorias ao nosso corpo. Devemos tomar cuidado com bebidas alcoólicas que muitas pessoas ingerem para “aquecer o corpo”, porque elas possuem sete calorias por grama.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top