Menu
 

No que será seu último pronunciamento no cargo, a presidente Dilma Rousseff grava na tarde desta quarta-feira (11) um discurso à nação.

A intenção é reforçar o tom do Palácio do Planalto de que o impeachment é um "golpe" e de que o governo ainda tem expectativa de reverter a decisão na análise final processo de afastamento.

Para a gravação, veículos da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), ligada à Secretaria de Comunicação Social, já chegaram ao Palácio da Alvorada, onde a presidente deve passar o dia.

A ideia é que a gravação seja divulgada nas redes sociais, já que há o receio de que a convocação de cadeia nacional de rádio e TV possa trazer implicações jurídicas.

A equipe presidencial avalia se o melhor é publicar o vídeo na noite desta quarta ou na manhã de quinta-feira (12), antes da petista ser notificada da eventual decisão do Senado de afastá-la do cargo.

Ao longo dessa quarta (11) os senadores estão reunidos no plenário discutindo sobre a admissibilidade do processo de impeachment.

Michel Temer
Já o vice-presidente Michel Temer também evitará a cadeia nacional para fazer um pronunciamento caso assuma interinamente o cargo.

A intenção é fazer um discurso a veículos de imprensa na quinta-feira (12). Segundo aliados do peemedebista, como estará no cargo interinamente, ele quer evitar um gesto que seja interpretado como desrespeito à posição da petista, que, embora afastada, ainda estará na condição de presidente até a análise final do processo.

No discurso que está sendo preparado, o vice-presidente pretende ressaltar que a situação econômica do país é crítica e que a solução diante do quadro atual não será imediata.

O tom realista tem como objetivo passar a ideia de que Temer assume uma máquina pública com dificuldades financeiras, reforçando o apelo por unidade do país em torno da aprovação de medidas no Congresso para recuperar a economia nacional, blindando a nova administração de eventuais cobranças nos primeiros meses de gestão interina.

Nas palavras de um aliado do peemedebista, a ideia é pontuar as dificuldades enfrentadas pelo país, que passa por um agravamento do quadro fiscal e pelo aumento da dívida pública, e "revelar a situação nacional sem propaganda".



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top