Menu
 

Ocupações, shows, carta de repúdio. Essas são algumas das estratégias que a "classe artística" pretende usar para lutar contra a extinção do Ministério da Cultura.

Cerca de 60 deles se reuniram na noite da última segunda-feira (16) em um casa em Botafogo, zona sul do Rio. O encontro foi convocado pela APTR (Associação de Produtores de Teatro do Rio).

Estavam presentes artistas como Marieta Severo, Renata Sorrah, Leoni, Marcelo Serrado, Marco Nanini, Tonico Pereira, Bruna Linzmeyer e representantes de entidades, como Paula Lavigne, do Procure Saber.

Aplausos e homenagens deixaram evidente o apoio dos artistas à ocupação do Palácio Gustavo Capanema, prédio histórico no centro do Rio. O edifício, onde hoje funciona a Funarte, foi ocupado no início da tarde desta segunda por manifestantes contrários à extinção do Ministério da Cultura e por movimentos contrários ao governo do presidente interino Michel Temer (PMDB).

Tudo indica que o local virará um centro de resistência. Lavigne anunciou que o Procure Saber pretende montar um palco no pilotis do edifício e organizar shows e apresentações ali todas as noites às 19h. A programação ainda não foi definida, mas as atividades devem começar na próxima quarta (18). Otto e Lenine já disseram que participarão dos atos.

Depois de duas horas de votações e debates, ficou decidido que uma carta de repúdio ao fim do ministério será entregue ao governo interino de Temer. Ela será assinada por associações, como a APTR, o Procure Saber, o GAP (Grupo de Ação Parlamentar Pró-Música) e sindicatos.

Não se chegou lá sem muita discussão. Isso porque todos os presentes estavam unidos no desejo de repudiar a extinção do ministério, mas houve divergência sobre como articular o movimento pois muitos se recusam a dialogar com um governo que consideram ilegítimo.

A questão foi trazida logo no início do encontro por Marieta Severo. "A grande questão que está no ar é: como a gente negocia com um governo que a gente considera ilegítimo?", perguntou ao microfone.

Tonico Pereira brincou: "Eu reconheço o governo Temer. Vejo filme de vampiro desde criancinha." Até Marcelo Serrado, que foi a manifestações pedindo a queda da presidente com camiseta do #morobloco, um trocadilho do nome do juiz Sergio Moro com a banda Monobloco, estava resistente: "Aquele governo não me representa, mas este também não. Quero novas eleições. Eu não vou a Brasília apertar a mão do Temer", disse o ator.

A resposta veio de pessoas como Lavigne, Frejat e o presidente da APTR, Eduardo Barata. "Se a gente não dialogar, o que vai ser de nós? Ficaremos acéfalos? Nossa proposta é tentar garantir as mínimas condições de diálogo", afirmou Barata.

"Para não dividir a classe, escolhemos fazer o Fica MinC. Eu sou daqueles que não reconhecem a legitimidade política desse governo, mas mesmo que não concordemos, ele extinguiu o ministério. Uma vez resolvida a questão política, queremos que essa estrutura esteja lá. É uma conquista nossa de 30 anos", disse Junior Perim, do Circo Crescer e Viver.

Paula Lavigne também anunciou que o Procure Saber deve entrar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a extinção de departamentos específicos do ministério, por exemplo, o que lida com propriedade intelectual. A empresária, no entanto, não deu mais detalhes dessa iniciativa.

O presidente interino Michel Temer pretende definir até o final desta semana o nome que comandará a secretaria nacional de Cultura, estrutura que será subordina ao Ministério da Educação.

Em reunião nesta segunda, o peemedebista definiu que, embora seja dependente financeiramente do Ministério da Educação, a pasta terá autonomia gerencial.

A tentativa é, assim, diminuir a repercussão negativa da extinção da pasta.

Segundo a reportagem apurou, o presidente interino está entre dois nomes para a estrutura: da ex-secretária estadual de Cultura do Rio de Janeiro Adriana Rattes e da atual diretora de Educação do Banco Mundial, Claudia Costin.

Veja a íntegra da carta dos artistas a Michel Temer:

"Às vésperas das comemorações do bicentenário da independência do Brasil, o setor cultural recebe com repúdio a Medida Provisória que extinguiu o Ministério da Cultura. Este ato promoveu um retrocesso de 30 anos. O MinC é uma conquista da sociedade brasileira e não pode deixar de existir, especialmente num cenário de ausência completa de debate com os interlocutores necessários.

A alegada demanda por uma máquina pública enxuta não pode ser implementada à custa do desmonte de estrutura dedicada à guarda e preservação da identidade nacional.

Encaminhamos este documento público para expressar a fundamental importância da permanência do Ministério da Cultura, como órgão superior e nacional para formulação de políticas a altura da relevância de um projeto de cidadania e desenvolvimento."





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

  1. Conquista da sociedade Brasileira????? não fui consultado não dona Marieta Severo, mas se for consultado, as minhas 3 prioridades seriam: SAÚDE, SEGURANÇA E EMPREGO.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. petista é cego, surdo e principalmente burro e ignorante... será que não entenderam que o MinC foi incorporado ao Ministério da Educação e que continua existindo de forma a diminuir gastos desnecessários com tantos ministérios? Fazer o quê né? Parece que esses pseudo-artistas são mais burros do que aparentam ser!

    ResponderExcluir
  4. Se o fim do ministério da cultura te incomoda mais que o fechamento de 1.8 milhões de empresas nos últimos 2 anos, você precisa repensar seus conceitos sobre cultura.

    ResponderExcluir
  5. Se eu quero montar uma empresa, eu uso meu dinheiro, ou recorro a um banco, faço um empréstimo, pago juros e monto minha empresa, arcando com o lucro ou prejuízo. Portanto convido a esse bando de sanguessugas a fazer o mesmo. Enquanto não falta dinheiro pra bancar esse bando de incompetentes, pois não passa disso quem não tem capacidade de gerir seu próprio negócio, e com seu dinheiro, 24 mil leitos do SUS foram fechados nos últimos 5 anos, totalizando mais de 50 mil durante o desgoverno petralha. Vcs não representam o povo, vcs representam os sanguessugas que vivem as custas do povo.

    ResponderExcluir
  6. Estes "artistas" só pensam no Dinheiro que eles ganham e nunca na Cultura do Povo Brasileiro.
    Ninguém pensa no povo!!! Ninguém!!!
    Quantos ingressos são oferecidos subsidiados ou grátis à população???
    O Povo não tem Dinheiro para freqüentar seus shows caríssimos.... Portanto este ato, não afetará a Cultura do nosso povo.

    ResponderExcluir
  7. Estes "artistas" só pensam no Dinheiro que eles ganham e nunca na Cultura do Povo Brasileiro.
    Ninguém pensa no povo!!! Ninguém!!!
    Quantos ingressos são oferecidos subsidiados ou grátis à população???
    O Povo não tem Dinheiro para freqüentar seus shows caríssimos.... Portanto este ato, não afetará a Cultura do nosso povo.

    ResponderExcluir
  8. Num momento em que os padrinhos da classe artística deixaram um rombo sem fundos e que são fechados dezenas de leitos de hospitais todos os dias, como justificar que num momento de cortes de gastos deva se priorizar financiar artistas à manter pessoas vivas ?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Com todo respeito Senhores artistas ou celebridades - em primeiro lugar: Saúde; Educação; Trabalho e Segurança....
    É perfeitamente possível fazer arte nestes espaços sem o MinC (sem tetas públicas), como fazem os Doutores da Alegria nos hospitais; os Professores e Professoras nas escolas; os Trabalhadores em suas diversas profissões (quando não perdem seu meio de sustento e vida, hoje são mais 11 MILHÕES) e até os presidiários nas cadeias, o que contribui para não ficarem ociosos... E vocês fazem arte onde mesmo? NA REDE GLOBO; EM TEATROS CAROS; FORA DO PAÍS... Que falta de patriotismo - temos MUITOS artistas neste país, mas em condições de vida e com recursos ínfimos perto dos seus. Lembrem-se: a população, notadamente os pobres ou os bem pobres, ao consumir qualquer coisa, ao comprar um pão, por exemplo, paga impostos absurdos para também sustentá-los! O que vocês dão em troca para a sociedade? Há! é mesmo! alimentam a VENDA de revistas, talvez.... Sintam-se DESOBRIGADOS e DESOBRIGADAS de realizar qualquer ARTE para os brasileiros e brasileiras. Até porque temos outros artistas célebres que estão do lado do Brasil e não atrás de dinheiro de governos! Sintam-se DISPENSADOS! Que tal ir fazer ARTE em Cuba, na Venezuela, na Colômbia! Como diz o Chico - "Baby bye, bye Brasil. Abraços na mãe e no pai". Finalmente as f$$$$chas terminaram! Passar bem!

    ResponderExcluir

 
Top