Menu
 

Matéria publicada pela Bloomber NY nesta segunda-feira (16), conta que as autoridades americanas estão investigando mais de uma dezena de empresas envolvidas na investigação de corrupção na Petrobras que já levou a mais de 150 prisões no Brasil, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

Segundo a reportagem da agência, promotores nos EUA e no Brasil estão dividindo a investigação de supostas propinas relacionadas a Petrobras para reforçar suas respectivas competências. A legislação brasileira permite que as autoridades apresentem acusações criminais contra pessoas, mas não acusações de corrupção contra empresas, ao passo que os EUA têm obtido mais sucesso na investigação de empresas acusadas de corrupção.

O Departamento de Justiça dos EUA e a SEC estão falando com seus pares brasileiros e reunindo informações das empresas, disseram três pessoas sob condição de anonimato. Os EUA esperam que a troca de documentos e outras informações permitirá ao país montar um caso contra a Petrobras e as empresas que tinham contratos com a estatal, disseram duas das pessoas.

“Há certamente uma coordenação aumentando entre os brasileiros e os EUA”, disse Eric Snyder, sócio da Jones Day, que representa brasileiros e empresas nos EUA. Ele não está envolvido com a investigação nos EUA ou no Brasil e se recusou a dizer se algum dos seus clientes está sendo investigado. “Meu entendimento, minha crença, é que provavelmente os brasileiros requisitaram informações sobre contas bancárias nos EUA. Agora, estão indo para o outro lado.”

A porta-voz da SEC, Judy Burns, se recusou a comentar.

Processo nos EUA contra a Petrobras
A estatal brasileira é alvo de ação judicial nos EUA movida por investidores. No final de 2014, a empresa norte-americana de advocacia Wolf Popper LLP entrou com uma ação coletiva contra a Petrobras em um tribunal no distrito de Nova York, em nome de todos os investidores que compraram ações da empresa entre maio de 2010 e novembro de 2014.

A acusação é de violação das normas da Securities and Exchange Commission (SEC) – o órgão que regula o mercado de capitais nos Estados Unidos e que, no Brasil, seria correspondente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Petrobras tem ações negociadas nos mercados de Nova York, o que justifica o interesse dos EUA nas denúncias.

Segundo a acusação, a Petrobras divulgou aos investidores informações enganosas, "desvirtuando fatos e não informando a cultura de corrupção na companhia que consistiu em um esquema multibilionário de suborno e lavagem de dinheiro" que acontece na empresa desde 2006.

A presidente afastada Dilma Rousseff é citada na ação, juntamente com mais 11 ex-autoridades do governo petista, por ter assinado prospectos que basearam emissões de títulos da estatal nos EUA. Agora, com o afastamento da presidência e concretizado o impedimento definitivo, com a perda do status de chefe de governo e proteções diplomáticas a situação da petista tende a piorar. Com o avanço das investigações e provada a má-fé da petista, Dilma pode ter complicações ao viajar para fora do país.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top