Menu
 

Embora obrigado a disponibilizar todas as informações referentes aos empréstimos feitos ao grupo JBS/Friboi, da área de frigoríficos, que montam mais de R$ 8 bilhões, para uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre esses contratos o BNDES sempre se negou a tornar públicas as importantes informações. O banco federal de fomento obstruia desde julho de 2014, uma investigação do Tribunal de Contas à pedido da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados sobre os empréstimos do banco a essa empresa.

O banco sempre alegou não poder fornecer à equipe os dados referentes ao rating de crédito, saldo devedor das operações de crédito e situação cadastral no BNDES do Grupo JBS/Friboi, sob alegação de sigilo bancário. O ministro Augusto Sherman do TCU, pediu pareceres jurídicos da presidência do TCU e do Ministério Público junto ao órgão para saber se cabia sigilo bancário nesse tipo de operação. Ambos apontaram que não pode haver sigilo.

"No caso [JBS/Friboi], os recursos aplicados são públicos, a empresa aplicadora é pública e a política orientadora é pública. Nessa hipótese, tanto o STF quanto a primeira instância da Justiça Federal se manifestaram sobre a publicidade das informações", diz relatório do ministro.

O BNDES já investiu mais de R$ 8 bilhões na JBS e hoje é dono de 25% da empresa. A Caixa é dona de outros 10%. Ou seja: dinheiro público é dono de mais de um terço da JBS. Mesmo assim, 13% da empresa permanecem em nome de um controlador misterioso, do qual nem a própria FRIBOI diz conhecer o nome. É mistério bilionário que envolve uma trama de corrupção e descaso com o dinheiro público. Na internet, milhares de teorias tentam desvendar o mistério, inclusive, atribuindo ao ex-presidente Lula e á sua família a propriedade de tais ações. Os Lula da SIlva sempre negaram a informação.

Agora o mistério está prestes a ser revelado. Em um escândalo que promete ser muito maior que o Petrolão, as auditorias ordenadas pelo Governo Temer nos bancos públicos promete passar a panos limpos toda sujeira varrida para debaixo do tapete pelos anos de corrupção e tráfico de influência do PT. O país finalmente ficará sabendo quem é o controlador misterioso da Friboi.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top