Menu
 

Na próxima semana, quando será votada a abertura do processo de impeachment contra Dilma Rousseff no Senado, a presidente poderá fazer o gesto simbólico de descer a rampa do Planalto ao lado de movimentos sociais.

A ideia é que Dilma faça o trajeto de 6 quilômetros até o Alvorada a pé acompanhada de ministros e entidades como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

Aliados da presidente, no entanto, acreditam que ao fazer o gesto simbólico Dilma dará a entender que o governo acabou.

O Palácio já dá como certa a decisão que irá afastar Dilma da presidência por até 180 dias. Segundo o jornal O Globo, o objetivo da petista é deixar o governo "aplaudida pelo povo".

Na próxima quarta-feira (11), o parecer da comissão especial do impeachment será votado no plenário do Senado. Caso a maioria dos 81 senadores, ou seja, 41 deles, votem pela abertura do processo, Dilma será automaticamente afastada do cargo por até 180 dias e o vice-presidente, Michel Temer, assume o posto em seu lugar.

É durante esse período que os trabalhos começam efetivamente na comissão especial do impeachment. Nesta fase, o julgamento de Dilma no Senado será presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.

Dilma terá um prazo, possivelmente de 20 dias, para apresentar sua defesa e poderá ser interrogada. Enquanto isso, a comissão faz a investigação das provas contra a presidente no processo e ouve testemunhas de defesa e acusação.

Um segundo parecer sobre o impeachment será elaborado pelo relator e votado pela comissão, devendo ser aprovado, novamente, por maioria simples.

Esse parecer deverá ser então levado a plenário e caso seja aprovado por maioria simples, ou seja, 41 dos 81 senadores, a presidente será condenada e perderá o cargo definitivamente, ficando inelegível durante os próximo oito anos.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top