Menu
 

Ex-ministro reproduziu cacófato mal-intencionado ao listar nomes do meio jurídico que demonstraram apoio à presidente afastada


O advogado da presidente afastada Dilma Rousseff e ex-ministro José Eduardo Cardozo cometeu uma gafe na sessão desta quinta-feira da Comissão Especial do impeachment no Senado.

O ex-advogado-Geral da União vinha enumerando os nomes de notórios juristas que assinaram pareceres em defesa da petista, entre os quais Dalmo Dallari e Celso Antônio Bandeira de Mello.

Após citar nove nomes, Cardozo mencionou um não tão conhecido no meio jurídico: "Tomás Turbando Bustamante".

Não se sabe quem plantou o cacófato mal-intencionado na lista lida pelo advogado, que provavelmente se referia a Thomas da Rosa de Bustamante, professor de Filosofia do Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Bustamante, que não tem Turbando entre seus sobrenomes, é o autor de um parecer que defende a junção do processo de impeachment contra o presidente interino, Michel Temer (PMDB), ao processo contra Dilma.

Veja o vídeo:


Ao mencionar o nome estranho, Cardozo fez alguns Senadores, já cansados pelas horas parados na Comissão do Impeachment, começarem a sorrir. O advogado de Dilma foi traído pelo "cacófato", que é o nome da figura de linguagem que faz um nome ser parecido com outro. De acordo com informações do jornalista Lauro Jardim, do jornal 'O Globo', 'Tomás Turbando' foi assim nomeado nas chamadas "notas taquigráficas", que é o nome de se dá a tudo o que é falado pelos Congressistas e é documentado. Muitas vezes é solicitado que uma ofensa seja retirada dos documentos oficiais do Senado.

José Eduardo Cardozo é mesmo uma piada pronta!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top