Menu
 

Insumo essencial na dieta do brasileiro, o feijão subiu aproximadamente 33,49% neste ano


Na tentativa de tentar abaixar o preço do feijão, que subiu 33,49% neste ano segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o presidente da República interino, Michel Temer (PMDB), anunciou nesta quarta-feira (22) que irá importar o produto de países vizinhos, como Argentina, Paraguai e Bolívia.

O anúncio da medida foi feito através da conta oficial de Temer no Twitter. Ele chegou a usar a hashtag #TemerBaixaOPreçoDoFeijão, que era o quinto assunto mais comentado na rede social às 12h30 desta quarta.

Além da importação, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, também recomendará aos supermercados que busquem o produto onde há maior oferta.

O site do Palácio do Planalto também divulgou o anúncio de Temer.



Motivos do preço alto
De acordo com Caio Coimbra, analista de agronegócios da Federação da Agricultura de Minas Gerais, o motivo do aumento do preço do feijão é as condições climáticas. No Paraná, maior produtor do país, as lavouras foram muito afetadas pela chuva e agora, pelo frio. “Oferta menor é sinal de preço em elevação”, aponta.

Segundo ele, entre abril e maio houve uma redução de cerca de 20% da produção naquele Estado. Minas, o segundo produtor, também sofreu com a chuva.

Doação para Cuba
Não faz um ano que Dilma doou nosso estoque regulador de feijão para Cuba, estando este ato hoje refletindo em nossa economia doméstica. Os estoques reguladores servem para, na escassez devido à entressafra ou fenômenos naturais como seca ou enchentes, os preços não disparem no mercado interno.

Foram 625 toneladas do produto que hoje estariam equilibrando o mercado diante da escassez provocada pela seca, conforme o anunciado.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

  1. só falta importar o nosso feijão de Cuba e pagarmos a eles o que é nosso!

    ResponderExcluir
  2. Estou achando a quantidade de 625 toneladas muito pouco para regular mercado

    ResponderExcluir
  3. Olha a notícia de 2015: http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2015/10/cuba-recebera-625-toneladas-de-feijao-brasileiro.html

    ResponderExcluir

 
Top