Menu
 

Confiante de que escapará da Lava Jato, Lula diz que será candidato em 2018


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista à TV Al Jazeera e que vai ao ar neste fim de semana, que pode voltar a ser candidato à Presidência da República. As condições, segundo Lula, seriam por necessidade do Partido dos Trabalhadores de tê-lo na disputa ou por ameaças aos programas sociais criados nos últimos 12 anos.

"Tenho consciência que se for necessário ser candidato, por necessidade partidária ou para tentar voltar a fazer a política social que eles querem destruir, eu serei candidato. Não vou deixar destruírem as conquistas sociais que promovemos nesse país, e se for necessário, eles podem saber que eu posso ser candidato. Quero que não seja eu, quero que seja outro, porque já cumpri com a minha parte da história desse país. Mas se eu for a pessoa que possa evitar que eles destruam as conquistas sociais desse país, eu não tenho dúvida que serei candidato outra vez".

O ex-presidente disse esperar, entretanto, que o partido encontre um candidato pelo menos 25 anos mais novo que ele. Lula, que está com 70 anos, disse também não saber como estará sua saúde daqui a dois anos, quando ocorrem as eleições presidenciais. Ele não comentou, porém, a proposta de antecipar as eleições para este ano. Nesta quarta-feira (8), pesquisa da CNT/MDA mostrou que Lula lidera em diferentes cenários para o Planalto.

"Se vou ser candidato à Presidência da República, é outra história. Primeiro, porque estou com 70 anos e não sei como vou estar de saúde daqui a dois anos. Segundo, eu espero que a gente tenha um candidato mais novo, pelo menos uns 25 anos mais novo que eu. Agora, deixa eu dizer uma coisa de coração: eu tenho a convicção de que nenhum presidente nesse país e em nenhum partido conseguiu fazer em 12 anos o que nos fizemos".

Questionado na entrevista se as denúncias não poderiam atrapalhá-lo, o ex-presidente afirmou que não existem denúncias contra ele, mas declarações em delações premiadas que nunca foram provadas concretamente. Ele criticou, ainda, parte da imprensa que se baseia nos depoimentos de envolvidos da Lava Jato e não comprova as informações publicadas.

"Não existe nenhuma denúncia de corrupção contra mim, o que existem são pessoas, que eu até considero alguns como bandidos, que fizeram delação premiada e disseram "o Lula sabia de tudo". No dia 23 de outubro de 2014, uma revista que faz 20 anos que não leio e não vou falar o nome dela, fez uma capa dizendo "Lula e Dilma sabiam de tudo". Todo santo dia eles falam que o Lula sabia de tudo, mas eles têm que provar e materializar essas coisas. E eu duvido que aqui no Brasil eles encontrem algum empresário, mesmo que seja adversário, que diga que um dia conversou comigo sobre um peso argentino ou um peso chileno, ou um dólar americano ou um real brasileiro. Um dia eles terão que provar, estou muito tranquilo aguardando por esse dia", rebateu o ex-presidente.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top