Menu
 

O agente Newton Ishii, o "japonês da Federal", conhecido por escoltar investigados da Operação Lava Jato, foi preso pela Polícia Federal nesta terça-feira (7), condenado por facilitação de contrabando a quatro anos e dois meses de prisão em regime semi-aberto.

Para ter direito ao regime – que impõe o recolhimento apenas à noite ou então ou uso da tornozeleira eletrônica –, Ishii obrigatoriamente tem que ser recolhido. O policial se entregou após receber o mandado e está detido na Superintendência da PF do Paraná, a mesma que abriga detidos da Lava Jato. O modo como ele cumprirá o semi-aberto não foi determinado até o momento.


A pena dele pode ser reduzida a oito meses, ou seja, a um sexto do total, já que o agente é réu primário. Desse modo, ele cumpriria oito meses de prisão. Como Ishii já ficou quatro meses detido anteriormente, restariam mais quatro meses de detenção.

O mandado de prisão foi expedido pela Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Em 2003, quando estava lotado na cidade –e onde cometeu o crime, ao facilitar a entrada de mercadoria contrabandeada do Paraguai–, ele já havia sido preso pelo mesmo caso. O processo contra Ishii tramitava no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e transitou em julgado, ou seja, ele não tem mais possibilidade de recorrer da decisão. Em março, o tribunal decidiu renovar a prisão do agente, remetendo os autos para Foz.

O agente é chefe do Núcleo de Operações da Superintendência da PF do Paraná e responde pela logística e escolta de presos para locais como IML, penitenciárias e audiências na Justiça. Por aparecer com frequência ao lado dos presos da Lava Jato, se notabilizou como um dos "símbolos" da operação.

Com a condenação, porém, ele deve ser afastado da Lava Jato e pode ser demitido da PF.

FAMA
O agente já foi homenageado com marchinha e máscara de carnaval, boneco inflável e até conto erótico. As aparições também fizeram com que ele fosse afastado das operações nas ruas desde o início do ano.

Em fevereiro ele fez uma visita ao Congresso Nacional, em Brasília, e tirou selfies com políticos como Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

Na época, o japonês tinha planos de se lançar na política concorrendo a um cargo de deputado. Com filiação em negociação com alguns partidos, decidiu voltar atrás por problemas familiares e pressão da própria corporação, que se queixou que ele estava se expondo demais. Desde então, adotou uma postura mais discreta, evitando até mesmo aparições públicas.

Ishii também é investigado por suspeita de vazar informações sobre operações da PF. Em novembro, o policial foi apontado como responsável por vender informações sigilosas à imprensa pelo advogado do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Edson Ribeiro, em gravação divulgada pelo filho de Cerveró, Bernado. Posteriormente, Bernando enviou uma carta com um pedido de desculpas a Ishii.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top