Menu
 

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), sancionou nesta segunda-feira (25) a lei que altera o nome do Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, para Elevado Presidente João Goulart, nome do ex-presidente deposto durante o levante militar de 1964. A mudança do nome já havia sido aprovada pelos vereadores da capital.

A medida faz parte de um programa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania que pretende alterar os nomes de mais de 40 vias de São Paulo que homenageiam pessoas vinculadas à repressão do regime militar (1964-1985). O programa recebeu o nome de 'Ruas de Memória'.

Segundo Haddad, a decisão tem o objetivo de "não apagar da memória do brasileiro o que foi a ditatura militar". "Temos que reiterar a todo momento o quão penoso foi o período de mais de 20 anos no nosso país, para evitar que isso volte a acontecer, sob qualquer manto, não só o manto militar”, afirmou Haddad.

O elevado foi inaugurado em 1971, durante o governo militar, e recebeu o nome Elevado Presidente Arthur da Costa e Silva do então prefeito da cidade, Paulo Maluf, que hoje é deputado federal pelo Partido Progressista (PP).

Haddad ainda fez uma alusão ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. “Nada mais importante nos dias de hoje do que lembrar de alguém que estava legitimamente no gozo dos exercícios dos seus direitos como presidente e que propunha o diálogo sobre políticas públicas e reformas importantes para o nosso país até hoje não realizadas em sua plenitude”, ressaltou o prefeito.

O projeto de lei é de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB) e foi apresentado há dois anos, em junho de 2014. Ele revoga o Decreto 8.574, de 19 de dezembro de 1969, que deu nome à via elevada construída entre quatro subdistritos de São Paulo: Consolação, Santa Cecília, Perdizes e Barra Funda.

Parque
Em março, Haddad sancionou lei também aprovada pela Câmara que criou o "Parque Minhocão". Na prática, nenhuma nova estrutura sobre a via foi criada e nem houve alteração no horário de abertura e fechamento para veículos – o Minhocão fecha para o trânsito de carros todos os dias da semana entre 21h30 e 6h30 e das 15h do sábado às 6h30 de segunda.

A destinação da via é alvo de polêmica na cidade. Grupos defendem a desativação e destruição completa da estrutura, para revitalizar a região – degradada após a sua construção. Outros afirmam que o elevado pode ser fechado definitivamente para veículos e receber a instalação de um parque.

Há ainda quem acredite que ele deve permanecer como está, pois seu fechamento deverá trazer impactos para o trânsito da cidade.

Além do nome do Minhocão, também foi alterado o nome de uma via na Zona Sul da capital, a Avenida Golbery de Couto e Silva, que foi um general importante durante o período militar e chefe do Serviço Nacional de Informação (SNI). A via passará a chamar Padre Giuseppe Benito Pegoraro.

A Prefeitura não divulgou o gasto com a troca dos nomes.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top