Menu
 

Em 2009, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, num gesto de extrema bondade e boa vontade com o seu parceiro Fernando Lugo, então presidente do Paraguai, resolveu do dia pra noite triplicar os valores pagos pela cessão de eletricidade na usina de Itaipu.

Agora, com o Brasil em crise e o caixa sem recursos, Governo resolveu tirar o peso dessa conta do Tesouro Nacional. Com isso, a bondade petista será transferida integralmente para as contas de energia do consumidor brasileiro e as tarifas de energia elétrica terão um acréscimo de mais 2% para bancar mais esta despesa.

A medida provisória 735 para este fim já foi publicada no dia 23 de junho, e transfere toda a despesa para as tarifas de energia, devendo tais valores serem cobrados a partir de janeiro de 2017.

Neste ano, o Paraguai teria que receber cerca de R$ 900 milhões por ceder seu excedente de energia ao Brasil. Para o ano que vem, as tarifas terão que arrecadar R$ 1,8 bilhão, para fazer jus ao pagamento de 2016 e 2017.

O acordo que reajustou o preço da energia de Itaipu foi fechado pelos ex-presidentes Lula e Fernando Lugo. A produção da usina, de cerca de 14 mil megawatt-hora (MWh), é dividida igualmente entre os dois países. Como não consome toda a eletricidade a que tem direito, o Paraguai vende o excedente para o Brasil, que na quase totalidade pagou pela construção da usina. Mais uma herança do PT.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top