Menu
 

Um torcedor petista que acompanhava as finais do tiro com arco foi retirado à força por agentes da Força Nacional da arquibancada do Sambódromo, onde aconteciam as competições. Os policiais o levaram para a área destinada aos espectadores alegando que ele havia gritado “Fora Temer”. Ele nega que ele foi o autor do grito de protesto contra o presidente interino.

Ele foi ao Sambódromo acompanhado pela esposa e dois filhos. Chegou a levar um cartaz contra o presidente interino Michel Temer e exibi-lo da arquibancada. O Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016 proíbe que torcedores levem cartazes ou faixas de cunho político ou religioso para arenas olímpicas. Sabendo disso, um agente da Força Nacional abordou o torcedor e pediu para que guardasse o cartaz.

“Ele guardou o cartaz na mochila e continuamos ali assistindo à competição”, complementou a mulher do petista envolvido no incidente. “Atendemos ao pedido do agente da Força Nacional.”

Alguns minutos depois, entretanto, um outro torcedor gritou "Fora Temer" na arquibancada – o torcedor retirado ratifica que não gritou. O protesto fez com que quatro membros da Força Nacional voltassem a abordá-lo.

Os agentes queriam que o torcedor fosse acompanhado para fora da arquibancada. O torcedor negou, dizendo que não tinha sido o autor do grito. Outros presentes no Sambódromo avisaram os agentes da Força Nacional. Mesmo assim, os policiais então levantaram o torcedor à força e o retiraram da área de espectadores.

“Meus filhos estavam ali”, disse a esposa. “Todo mundo disse que não tinha sido ele. Não precisavam disso.”

Ainda sem saber o que fazer após a ação, a esposa e os filhos decidiram ficar na arquibancada. O torcedor foi levado para atrás do espaço e teve que entregar o cartaz que havia levado e guardado na mochila.

Agentes da Força Nacional chegaram a iniciar sua condução para fora da arena. Um funcionário do Comitê Rio-2016 avisou aos policiais que ele não poderia ser retirado. Os agentes, então, o liberaram.

Cerca de 20 minutos após a confusão - tempo suficiente para fazê-lo perder a disputa pelo bronze no tiro com arco -, o torcedor voltou ao seu lugar e pôde acompanhar a busca pelo ouro. “No final, deu tudo certo. Mas a abordagem foi completamente desproporcional”, disse a esposa.

A Sesge (Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos), que coordena o trabalho da Força Nacional na Olimpíada, foi procurada para comentar a abordagem ao torcedor, mas ainda não se pronunciou.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top