Grupo de intelectuais brasileiros e estrangeiros, encaminhou à entidade uma petição defendendo ser inapropriado o ex-presidente participar do painel
Após protestos de intelectuais, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cancelou sua participação numa palestra neste sábado em Nova York sobre a democracia na América Latina. As informações são do jornal O Globo. O evento foi organizado pela Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA) em homenagem aos 50 anos da entidade e FHC dividiria um painel de debate com o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos.
"Eu peço que vocês entendam que a essa altura da minha vida, aos 85 anos, eu não desejo dar pretexto para mentes radicais, dirigidas por paixões partidárias, me usarem em uma luta imaginária 'contra o golpe', um golpe que nunca existiu", escreveu o ex-presidente.
Assinam a petição 196 nomes ligados a universidades brasileiras e do exterior. Entre eles, Mariana Kalil (UNB), Maria Helena Pereira Toledo Machado (USP), Sérgio Delgado (Harvard), Lisa North (York University), Maria Luisa Mendonça (UFRJ), Nora Nigels (Université du Québec) e Flávia Ribeiro Veras (FGV).O comunicado sobre a desistência de FH foi encaminhado pela LASA a seus membros por email na quarta-feira passada. Nesta quinta-feira, o ex-presidente recebeu da Universidade de Harvard o título ¿Doctor of Law¿ ao lado de outros oito homenageados.
Nesta noite, durante a abertura do congresso da LASA em Nova York, está previsto um protesto de intelectuais contrários ao afastamento da presidente Dilma organizado pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso). Broches com a bandeira do Brasil e a frase "No Coup" (Sem golpe, em inglês) serão distribuídos aos convidados.
Postar um comentário
Clique para ver o código!
Para inserir emoticon você deve adicionado pelo menos um espaço antes do código.