Menu
 

Lula teria tentado interferir na Operação Lava Jato em seus primeiros meses.

Presidente Dilma Rousseff participa da posse de Ricardo Lewandowski, no Supremo Tribunal Federal (STF), em 10 de setembro de 2014, em Brasília (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República).

O senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), ex-líder do governo Dilma Rousseff no Senado, que foi preso em flagrante por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) e posteriormente libertado, após fazer acordo de delação premiada, concedeu entrevista ao “Jornal Nacional” no sábado (19), e também foi entrevistado para a edição da revista “Veja” distribuída neste fim de semana (19-20).

O parlamentar repete o que disse aos procuradores federais na delação premiada, confirmando as acusações contra Dilma, Lula e outros nomes do PT e de outros partidos, mas apresenta novos detalhes.

O senador disse que, na primeira vez em que foi procurado por Lula, ainda não era líder do governo no Senado, e que isso ocorreu logo depois da prisão do Paulo Roberto Costa - Lula estaria muito preocupado, pois sabia do tamanho de Paulo Roberto na operação (Lava Jato), da profusão de negócios fechados por ele e do amplo leque de partidos e políticos que ele atendia.

O ex-presidente teria dito a Delcídio: “é bom a gente acompanhar isso aí (…), tem muita gente pendurada lá, inclusive do PT”. Perguntado pelo repórter de “Veja” se Dilma tem o poder de mudar votos no Supremo, Delcídio respondeu que a presidente “costumava repetir que ‘tinha’ cinco ministros no STF e que era clara a estratégia do governo de fazer lobby nos tribunais superiores e usar ministros simpáticos à causa para deter a Lava Jato”.

Nomeados pelo PT
Território Jurídico lembra aos leitores que, dos 11 ministros que atualmente integram o STF, 8 foram nomeados por Lula e Dilma, conforme verifica-se na tabela abaixo, elaborada pelo TJur, em ordem de antiguidade:

indicacoes_stf

Caso sejam verídicas as afirmações do senador Delcídio do Amaral, dever-se-á apurar, com urgência, quem são os ministros “influenciáveis” pela vontade do Executivo e, uma vez identificados, os mesmos deverão ser punidos com rigor, a começar por seu afastamento da Suprema Corte.

Entrevista
Assista, abaixo, à entrevista concedida ontem (19) pelo senador Delcídio do Amara ao “Jornal Nacional” (ele fala acerca da suposta influência da presidente sobre ministros do Supremo a partir de 2 min: 47s):





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

  1. NÃO ISSO NAO PODE SER.... COMO O BRASIL VAI SAIR DESSA CORRUPÇÃO SENDO QUE OS SUPREMOS SENHORES SAO INDICAÇÕES DOS PIORES ESPECIMES HUMANOS QUE POSSA EXISTIR, TIRANDO EH CLARO O SR. GILMAR MENDES QUE FOI INDICADO PELO FERNANDO HENRIQUE, AGORA ME DIGA UMA COISA? COLLOR PODE INDICAR? COLLOR EH O MAIS LADRAO DE TODOS

    ResponderExcluir

 
Top