Menu
 

Anunciado anteriormente como secretário nacional de Cultura na última semana, Marcelo Calero será o novo ministro; decisão de fundir as pastas de Educação e Cultura gerou protestos imediatos da classe artística


O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou neste sábado (21), em sua conta no Twitter, que o presidente em exercício Michel Temer decidiu recriar o Ministério da Cultura (MinC). Com a decisão, a Cultura deixa de ser secretaria e não será mais subordinada ao Ministério da Educação. Anunciado anteriormente como secretário nacional de Cultura, na última semana, Marcelo Calero será o novo ministro.

A polêmica fusão entre as pastas de Cultura e Educação foi uma das primeiras mudanças feitas por Temer ao assumir interinamente o governo federal. Mesmo representando um dos menores orçamentos da Esplanada, a pasta foi cortada com a justificativa de enxugar custos e reduzir ministérios, quando Temer, no último dia 12, editou uma medida provisória (726/2016) que determinava mudanças na composição do governo.

A decisão gerou protestos imediatos da classe artística e de servidores do Ministério da Cultura, que sentiram-se lesados pela extinção da pasta, apesar de Temer ter afirmado que, como secretaria, a mesma estrutura seria mantida. Após a pressão popular, que resultou em ocupações de edifícios do MinC em diversos Estados, o presidente em exercício decidiu devolver à Cultura o status de ministério.

Antes da indicação de Calero, cinco mulheres recusaram assumir o comando da Cultura por não reconhecerem legitimidade no governo de Temer. O presidente em exercício pretendia nomear uma mulher para responder às críticas sobre a ausência de mulheres entre seus ministros, mas acabou desistindo da busca após as sequenciadas recusas.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

  1. Sem comentário com a volta do MinC... espero que o Michel Temer não seja visto como o novo bundão dos artistas...;

    ResponderExcluir
  2. Que barbaridade !!! Estamos decepcionados ...

    ResponderExcluir

  3. TEMER AMARELÃO !
    Gostou da Farra com nossos Impostos !!!
    #ForaIndeciso
    #ForaBanana
    #ForaVacilão
    #WORLD #HEYJudge #MMM #WWW
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=992465184155872&set=a.120806934655039.17530.100001771996272&type=3&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim não tem postura !! Covarde !!! Bundão

      Excluir
    2. Para mim não tem postura !! Covarde !!! Bundão

      Excluir
  4. Para quem falou que faria reformas profundas, deixou claro o que vai fazer.

    ResponderExcluir
  5. Palhaçada puta que pariu que fraco infelismente bom a fraco e questão de segundos

    ResponderExcluir
  6. Michel Temer, na eliminação de um simples ministério, se acovarda, imaginem se terá coragem de privatizar uma grande estatal inútil, como por exemplo os Correios ?! Imaginem se terá coragem de cortar servidores e reduzir o tamanho desta maquina estatal gigantesca e perdulária !!?? O PMDB sendo o que sempre foi, uma decepção, que se preocupa mais com a pressão de meia dúzia de artistas acostumados com a vadiagem do que reduzir de forma drástica as despesas e os gastos inúteis ?! Com certeza demonstrará coragem na hora de jogar a conta desta baderna no colo da iniciativa privada, aumentando ou criando impostos. Nosso país sofre a muitos anos nas mãos de políticos as vezes ladrões e outras tantas vezes covardes. Triste viver nesta república de bananas.

    ResponderExcluir
  7. Vem Pra Rua ! #VEMPRARUA #VAMOS PRESSIONAR A CÂMARA E O SENADO PARA NÃO APROVAREM A MP do MinC !
    Vamos pressionar os 367 DEPUTADOS QUE QUISERAM A MUDANÇA PARA QUE NÃO APROVEM A MEDIDA PROVISÓRIA QUE RECRIA O MinC
    QUALQUER MEDIDA DE AUSTERIDADE PERDEU A CREDIBILIDADE !
    ELES NÃO SABEM O QUE QUEREM E VOLTAM ATRÁS NAS MEDIDAS FUNDAMENTAIS
    #ForaTEMER #FORACOVARDE #FORAAMARELÃO
    #MPMincNÃO
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=992518554150535&set=a.120806934655039.17530.100001771996272&type=3&theater

    ResponderExcluir

  8. CONSIDERO um ato de fraquesa e covardia o recuo do presidente interino, que mesmo com o apoio em massa da população, que paga essa falsa arte, não teve a coragem de enfrentar essa elite viciada em verbas dos pagadores de impostos.

    Cabe ao Temer uma resposta a sociedade brasileira: auditar e rever todos os pagamentos feitos a esses, ARTISTAS sem ARTE na última década e dar uma resposta à sociedade.

    ResponderExcluir
  9. Pode ser só uma estratégia de Temer. Assim ele cala essas manifestações e ganha tempo pra tomar novas medidas. Burru ele não é...

    ResponderExcluir
  10. Temer não pode seguir pressão que os petistas querem.
    Daqui à pouco vai governar a poder de pressão.
    Secretaria da educação sim, ministério nunca!

    ResponderExcluir

 
Top