Menu
 

Grupo de  intelectuais brasileiros e estrangeiros, encaminhou à entidade uma petição defendendo ser inapropriado o ex-presidente participar do painel


Após protestos de intelectuais, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cancelou sua participação numa palestra neste sábado em Nova York sobre a democracia na América Latina. As informações são do jornal O Globo. O evento foi organizado pela Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA) em homenagem aos 50 anos da entidade e FHC dividiria um painel de debate com o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos.

"Eu peço que vocês entendam que a essa altura da minha vida, aos 85 anos, eu não desejo dar pretexto para mentes radicais, dirigidas por paixões partidárias, me usarem em uma luta imaginária 'contra o golpe', um golpe que nunca existiu", escreveu o ex-presidente.

A polêmica em torno do convite a FHC para falar sobre democracia no congresso começou no fim de abril. Um grupo de membros da LASA, entre intelectuais brasileiros e estrangeiros, encaminhou à entidade uma petição defendendo ser inapropriado o tucano participar do painel no momento em que o partido dele, o PSDB, é apontado como um dos colaboradores de um ¿golpe¿ no Brasil pelos partidos que apoiam a presidente afastada Dilma Rousseff.

Assinam a petição 196 nomes ligados a universidades brasileiras e do exterior. Entre eles, Mariana Kalil (UNB), Maria Helena Pereira Toledo Machado (USP), Sérgio Delgado (Harvard), Lisa North (York University), Maria Luisa Mendonça (UFRJ), Nora Nigels (Université du Québec) e Flávia Ribeiro Veras (FGV).O comunicado sobre a desistência de FH foi encaminhado pela LASA a seus membros por email na quarta-feira passada. Nesta quinta-feira, o ex-presidente recebeu da Universidade de Harvard o título ¿Doctor of Law¿ ao lado de outros oito homenageados.

Nesta noite, durante a abertura do congresso da LASA em Nova York, está previsto um protesto de intelectuais contrários ao afastamento da presidente Dilma organizado pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso). Broches com a bandeira do Brasil e a frase "No Coup" (Sem golpe, em inglês) serão distribuídos aos convidados.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top