Menu
 

Alguns números ajudam a entender porque alguns poucos andam gritando tanto contra as mudanças no Ministério da Cultura, que só dava grana (e muiiitttaaaaa grana), para alguns poucos petistas de carteirinha:

  • No governo Dilma, 3% das propostas levaram 50% dos incentivos, um cenário que só contribuiu para a concentração cultural do país, enquanto pouco incentivou projetos menores 
  • Maria Betânia protestou. Por que? Ora, porque em 2011, ela conseguiu uma verba de 1 milhão e 300 mil para fazer um Blog fraquinho, só com poesias e clipes. Quase 1.500 salários mínimos. 
  • Claudia Leite também chiou, Quem não chiaria? Em 2013, ela abocanhou 5 milhões e 883 mil para 12 shows no Nordeste. Grana do contribuinte. Cada show custou para nós, brasileiros, 490 mil reais. 
  • Quem não chiou? O maestro João Carlos Martins, um dos grandes nomes da música clássica mundial. Ele não protestou, mas poderia, Recebeu um recurso de 25 milhões da Lei Rouneat, do nosso vital Ministério da Cultura. Qual a estranheza? Simples: Ele jamais pediu esse dinheiro! 
  • Apaixonada pelo PT, uma espécie de doença de família, Camila Pitanga conseguiu um dinheirinho. Pouco. Menos de 1 milhão e 300 mil reais, para realizar um documentário sobre “ a genialidade do meu pai”, segundo palavras dela. Antonio Pitanga é casado com a ex governadora e ex senadora Benedita Silva. Deu prá entender? 
  • Ex mulher de Chico Buarque (aquele cuja família foi uma das mais beneficiadas, incluindo ele próprio, por gastos do Ministério da Cultura, nos últimos oito anos) a atriz Marieta Severo abocanhou as maiores fatias de verbas. Nos últimas quatro anos, ela e seu novo companheiro, o diretor de teatro Aderbal Filho, receberam apoios e verbas superiores a 7 milhões e 700 mil reais. Alguém aí lembra de algum espetáculo feito pela dupla, de forma gratuita, para o público que não pode pagar ingresso? 
Com todas essas "facilidades" para conseguir o suado dinheiro do governo que deveria ir para a saúde, segurança e a educação, não é de se estranhar que houve tanta chiadeira contra a extinção do MinC.

Que venham outros tempos!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top