Menu
 

Guido Mantega atuou durante 20 anos com o principal conselheiro econômico de Lula e do Partido dos Trabalhadores. Foi dele, por exemplo, a ideia de classificar o Plano Real como um “estelionato eleitoral” – a expressão foi usada publicamente por Lula, que “previu” a falência iminente do plano. Tal histórico, entretanto, parece não ter sido o suficiente para garantir a Guido o cargo de Ministro da Fazenda durante o início do governo Lula. Guido foi preterido por Antônio Palocci, cuja linha era considerada mais eficiente para “acalmar os mercados”. O fiel conselheiro teria que se contentar com o cargo de Ministro do Planejamento, e em seguida, de presidente do BNDES.

Passado alguns anos, o Mensalão e a saída de Palocci do governo permitiram, enfim, que Guido alcançasse o tão sonhado Ministério da Fazenda, onde quebraria o recorde como o mais longevo ministro da história da República, alternando de tempos em tempos o papel de figurante e protagonista nos eventos que servem de base para a atual crise econômica e política do país. Como figurante, Guido participou do conselho da Petrobras durante todo processo do “Petrolão”. Também realizou, ao lado do secretário do Tesouro, Arno Augustin, as fraudes fiscais, que agora aguardam julgamento no TCU.

Mas foi no BNDES, porém, que o protagonismo de Guido poderia, enfim, ser reconhecido. Ao sair do banco para a Fazenda, o ex-ministro indicou para a presidência da instituição Luciano Coutinho – até então conhecido como o criador da Lei da Informática. Guido e Coutinho conduziriam, de 2007 a 2015, uma série de políticas duvidosas que agora serão alvo de uma rigorosa auditoria que promete colocar fogo em Brasília.

“Nós ainda vamos ver o maior escândalo de corrupção. E será no BNDES. Se na Petrobrás havia o TCU [Tribunal de Contas da União] investigando e denunciando fraudes, do BNDES nós não temos nada, não sabemos nada”. A afirmação é do procurador do estado de Goiás, Helio Telho, que antecipa o escândalo.

A verdade, é que o presidente em exercício Michel Temer ordenou uma auditoria completa nas finanças da União. Henrique Meireiles já antecipou que o trabalho será exaustivo e somente nos próximos dias serão conhecidas as verdadeiras situações dos bancos estatais. No BNDES, usado como "ajudoduto" dos governos bolivarianos da América Latina e ditatoriais da África, a situação é "alarmante", como confidencia colaborador do novo ministro.

Por anos, o BNDES foi usado para "empréstimo" subsidiado aos governos e empresários amigos do PT. Os contratos, nunca foram tornados públicos. O dinheiro que ia fácil, retornava em parte para os cofres do caixa 2 do PT e para o bolso dos dirigentes que enriqueceram às custas da roubalheira. O escândalo, será muto maior do que o petrolão.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

  1. Quando for abberta a caixa preta do bnds, com certeza as pedaladas fiscais da dilma, serão refresco, e vai colocar dilma e lula na cadeia

    ResponderExcluir
  2. Só espero que essa auditoria pegue todos os outros partidos, inclusive o PMDB e o PSDB.

    ResponderExcluir
  3. Aguardo ansiosamente está decisão acertada do Presidente Temer, de auditar o BNDES, uma caixa preta,até então, que financiou obras milionárias em países bolivarianos, com juros muito abaixo do mercado e que era um mistério... Acredito que esse será o maior escândalo da história política brasileira e vai levar, Lula,Dilma e toda a corja PTralha, pra atrás das grades, muito em breve...Não vejo a hora
    ..

    ResponderExcluir
  4. Aguardo ansiosamente está decisão acertada do Presidente Temer, de auditar o BNDES, uma caixa preta,até então, que financiou obras milionárias em países bolivarianos, com juros muito abaixo do mercado e que era um mistério... Acredito que esse será o maior escândalo da história política brasileira e vai levar, Lula,Dilma e toda a corja PTralha, pra atrás das grades, muito em breve...Não vejo a hora
    ..

    ResponderExcluir

 
Top