Menu
 

Na primeira visita oficial do presidente interino Michel Temer às instalações olímpicas, o prefeito Eduardo Paes foi o porta-voz de pedidos de mais de R$ 1 bilhão para que os Jogos não estrangulem as finanças do município ou do comitê organizador. No encontro, com a presença de ministros e dirigentes de bancos públicos, Paes solicitou autorização para um empréstimo de R$ 800 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Paes argumentou que a prefeitura assumiu obrigações do governo federal, o que teria prejudicado seu fluxo de caixa. Tanto em Deodoro quanto no Parque Olímpico da Barra, o município assumiu a execução de obras sob responsabilidade da União. Com isso, passou a fazer antecipações aos construtores frente à demora do governo federal para liberar pagamentos.

Dentro do limite de dívida
A prefeitura está dentro de seu limite de endividamento. Porém, o empréstimo precisa do aval do Conselho Monetário Nacional (CMN) e da Secretaria do Tesouro. No mesmo encontro, Paes renovou o apelo para que a União dê apoio ao estado, que passa por grave crise financeira.

Temer avisou que a União vai assegurar todos os recursos necessários à realização dos Jogos, mas, em entrevista, não fez comentários pontuais sobre os pedidos.

— Tive uma reunião com o presidente do COI, quando ele registrou o fato de que todos já sabemos: cinco bilhões de pessoas acompanharão os Jogos Olímpicos. Por isso, foi importante eu ter vindo aqui com boa parte do ministério para conhecer as obras e para evidenciar que vamos colaborar não apenas com palavas mas também nas necessidades de natureza financeira.

Foi a primeira reunião do peemedebista com o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach. Bach visitou parte das instalações do Parque Olímpico da Barra. Diplomático, não quis falar sobre a possibilidade de o impeachment ser votado em agosto, durante os Jogos.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

 
Top