Menu
 

O esquema de desvio de recursos em contratos de crédito consignado a servidores, que levou à prisão do ex-ministro Paulo Bernardo, pode ser muito maior. Diversas prefeituras e governos estaduais usam serviços de empresas semelhantes à Consist, pivô da fraude no Ministério do Planejamento.

Como são remuneradas pelos bancos para gerenciar os empréstimos vinculados aos salários, não é preciso licitação. Quem conhece o setor diz que a relação de prefeitos e governadores com essas empresas não é nada republicana. Vem aí novo foco de investigação.

Mas é no estado de Mato Grosso do Sul que pode estar o ‘piloto’ do esquemão de Paulo Bernardo no escândalo do consignado. Em 1998, Zeca do PT surpreendeu elegendo-se governador do estado. Na formação do secretariado, o PT nacional exigiu a indicação de quem iria tomar conta da chave do cofre e adivinhe o escolhido? Paulo Bernardo, que havia sido derrotado em sua tentativa de reeleição para deputado federal no Paraná, foi o nome determinado pelo partido para controlar a grana.

Na época, quando o PT ainda disfarçava bem sua aura de partido sério e ético, a sociedade viu com bons olhos a vinda do forasteiro e a ‘preocupação’ com o dinheiro público. O governador Zeca, que nunca foi amigo de Bernardo, aceitou a imposição. Mais tarde, também por imposição partidária, veio Gleisi. Bernardo chefiava a Secretaria de Fazenda e Gleisi a de Administração.

A dupla teve papel importante em MS. Estava traçado o caminho para o entendimento com a Consist e a implantação do projeto piloto que mais tarde seria implantado a nível nacional e que nesta quinta-feira (23) levou o ex-ministro para a cadeia. A partir daí, é possível que o PT tenha desviado milhões de reais com o empréstimo consignado. As investigações da PF, mostrarão agora o tamanho do rombo.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postar um comentário

  1. Agora piorou!! Em janeiro deste ano 2016 a Caixa econômica Federal, abriu uma linha de crédito consignado com tempo de 72 meses, e onde os empréstimos consignados tem um seguro com validade de 12 meses.
    O seguro deve ser pago pelo cliente no dia em que o crédito do empréstimo é creditado.
    PIOROU!! O DESVIO É FEITO DE FORMA ASSINTOSA!! É MUITO HUMILHANTE!!
    POIS FICOU CLARO QUE ISSO É TOTALMENTE ILEGAL!! COMO VOCÊ FAZ UM SEGURO DE 12 MESES, SE O EMPRÉSTIMO É DE 72 MESES!!!
    QUEM ESTÁ POR TRÁS DESSE DESVIO???

    ResponderExcluir

 
Top