Fonte: Site da Polícia Federal
O Departamento de Polícia Federal (DPF) ou simplesmente Polícia Federal (PF) é uma instituição policial brasileira, subordinada ao Ministério da Justiça (MJ). De acordo com a Constituição Federal de 1988, a PF é órgão permanente instituído por lei, organizado e mantido pela União. Ela desempenha com exclusividade a função de polícia judiciária da União.
O órgão tem como atribuição apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas. Também atua nas infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme.
A Polícia Federal também exerce as funções de polícia aeroportuária, de fronteiras e marítima, além de ser responsável pela prevenção e repressão ao tráfico ilícito de drogas, o contrabando e o descaminho. A PF possui ainda algumas atribuições de natureza regulatória, como o controle de segurança privada, o controle de produtos químicos e o Sistema Nacional de Armas.
A atual sede, conhecida como “Máscara Negra”, foi inaugurada no dia 21 de julho de 1977 e está localizada em Brasília/DF no Setor de Autarquias Sul, Quadra 6, lotes 9 e 10.
Unidades
Para executar de forma mais eficiente suas atribuições, o Departamento de Polícia Federal é subdivido em diretorias de acordo com a especialização operacional, a saber:
· Direção Geral (DG)
· Diretoria Executiva (DIREX)
· Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (DICOR)
· Corregedoria Geral da Polícia Federal (COGER)
· Diretoria de Inteligência Policial (DIP)
· Diretoria Técnico-Científica (DITEC)
· Diretoria de Administração e Logística Policial (DLOG)
· Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP)
A PF está presente em todas as unidades da Federação por meio das denominadas Superintendências Regionais, presentes em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal. Subordinadas às superintendências dos respectivos estados, há as delegacias descentralizadas e os postos avançados.
Origens
O Departamento de Polícia Federal foi criado em 28 de março de 1944, data em que Decreto-Lei n 6.378 transformou a antiga Polícia Civil do Distrito Federal (na cidade do Rio de Janeiro então capital da República) em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP). Além de atuar nos serviços de polícia e segurança pública no Distrito Federal, o novo órgão exerceria nacionalmente as funções de polícia marítima, aérea e segurança de fronteiras. Nos anos seguintes, essas atribuições do DFSP foram ampliadas.
Com a mudança da capital da República para Brasília, a sede do DFSP foi transferida para a nova cidade. O órgão incorporou o Departamento Regional de Polícia de Brasília (DRPB), bem como a Guarda Civil Especial de Brasília (GEB), responsáveis por manter a ordem na nova capital federal.
A Constituição Federal de 24 de janeiro de 1967 alterou o nome do órgão para Departamento de Polícia Federal, estabelecendo atribuições de caráter nacional.
Postar um comentário