Alguns brasileiros não perderam a oportunidade de relacionar a ameaça do Estado Islâmico com a corrupção que atinge a política brasileira. Nesta quinta-feira, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou a autenticidade do perfil e do terrorista francês Maxime Hauchard. Em novembro do ano passado, logo após os atentados que deixaram 129 mortos e dezenas de feridos, ele postou no Twitter “Brasil, vocês são nosso próximo alvo. Podemos atacar esse país de merda”. A autenticidade da mensagem foi confirmada nesta quinta.
A ameaça repercute nas redes sociais e alguns internautas aproveitam para ironizar os políticos brasileiros:
"Assim que conhecerem Cunha, Temer, Bolsonaro, Alckimin, Maluf, Collor vão sair correndo, pois não serão páreo para esses bandidos que terrorizam o Brasil”, escreveu um internauta no Facebook.
Em outro post, um internauta aproveitou para ironizar o fato de o Brasil ser um dos países com a maior carga tributária do mundo. “Para atacar o Brasil você vai precisar de preencher essas vias que estão no site da Receita Federal ! Depois reconhecer firma, autenticar documentos , RG, CPF, título de eleitor e comprovante de endereço e pagar a taxa no banco. Após isso, pedir o laudo do Corpo de Bombeiros , registrar, reconhecer e pagar a taxa! A autorização sai em 365 dias úteis", escreveu.
Apesar do humor de alguns brasileiros, a ameaça é séria. Conhecido como "o carrasco", o francês Maxime Hauchard é suspeito de ser um dos terroristas que aparecem em vídeos que exibem a decapitação de pessoas sequestradas ou feitas prisioneiras pelo Daesh, sobretudo soldados sírios. Os sites que primeiro divulgaram a informação, logo após a mensagem ter sido postada, observaram que o usuário havia criado o perfil pouco tempo antes dos ataques à França. Atualmente, a conta está desativada.
Jogos Olímpicos
O diretor da agência de inteligência, Luiz Alberto Sallaberry, falou sobre as possíveis ameaças terroristas, especialmente com a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e dos riscos aos quais o Brasil está exposto atualmente.
Sallaberry não só revelou que a agência de inteligência já tinha confirmado a autenticidade da ameaça divulgada pelo francês Maxime Hauchard, como também informou que a probabilidade de o Brasil ser alvo de ataques terroristas elevou-se nos últimos meses, por causa dos eventos ocorridos em outros países e do aumento do número de brasileiros que têm aderido à ideologia do Daesh. A reportagem não obteve detalhes sobre ligações entre brasileiros e o grupo terrorista.
Segundo o diretor, a agência tem adotado ações para evitar possíveis ataques terroristas, como o intercâmbio de informações com serviços estrangeiros, a capacitação de profissionais de setores estratégicos e trabalhos com órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência, em especial com os eixos de segurança pública e defesa.
Fonte: Agência Brasil
Postar um comentário