O discurso do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) em referência ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra foi o único momento que fez a presidente Dilma Rousseff mudar o semblante durante o processo de votação de impeachment na Câmara dos Deputados. Até então calma e analisando as falas do deputado, a petista fechou o rosto e apertou as mãos nos braços da cadeira. Neste momento, um silêncio pesado tomou conta da sala.
“Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff”, disse o parlamentar, para o espanto das aproximadamente 20 pessoas, entre ministros e governadores, que estavam presentes. A informação foi publicada na Folha de S. Paulo.
Neste momento, de acordo com a reportagem, a presidente se levantou e caminhou até um corredor, parando perto de uma estante. Todos os convidados do local se entreolharam, ainda em silêncio. Foi, então, que ela chamou Ricardo Amaral, autor de sua biografia, e conversou algo.
Na manhã desta terça-feira (19/4), a presidente voltou a falar sobre o tema quando concedeu uma entrevista coletiva para a imprensa internacional.
"É lamentável ver alguém votando em homenagem a um grande torturador."
“Eu conheci bem esse senhor (o coronel Ustra). Ele foi um dos maiores torturadores do Brasil, responsáveis por diversas mortes, como comprovou a Comissão da Verdade. Lastimo que esse momento tenha dado abertura para esse tipo de incentivo ao ódio”, afirmou.
O militar lembrado pelo parlamentar foi chefe comandante do Destacamento de Operações Internas (DOI-Codi) de São Paulo no período de 1970 a 1974. Em 2008, tornou-se o primeiro militar a ser reconhecido, pela Justiça, como torturador durante a ditadura. O militar morreu de câncer em 15 de outubro de 2015 no Hospital Santa Helena, em Brasília.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo se ela fosse santa! Esqueceu do seu passado de terrorista???
ResponderExcluirSó dói w do cm ela? Bolsonaro quiz só tocar na ferida dela pra ela não vir vingar sua tortura passada em nossos brasileiros.
ExcluirLamentável uma ova, Jair Messias Bolsonaro é um Policial honrado e respeitado em todas as casernas que passa, lamentável é vermos uma terrorista, assaltante de banco, acusada pela pratica de homicídio governa o Brasil e sem contar as mortes suspeita de toninho do PT, Clodovil e Daniel entre tantas que o Juiz Doutor Sérgio Moro deverá apura, parabéns Bolsonaro, procure com urgência um infectologista pois o cusparada que levaste de Jean Wyllys dever ter bactérias medievais. Sou apena uma gota d'água em um oceano mas pode contar comigo, pois tenho plena convicção que seras o presidente do Brasil.
ResponderExcluirApóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da religião Dr. Edson Cavalcante.
Lastimavel ver uma pessoa do seu nivel de educacional escrever tanta sandice. Triste.
ExcluirSem comentários, guerra é guerra ! "QUEM FERE COM FERRO, COM FERRO SERA FERIDO", " QUEM SEMEA ÓDIO, COLHE TEMPESTADE ".
ExcluirNosso "apóstolo" está equivocado. Deixemos que Deus julgue este seu (e nosso) capelão, que lamentavelmente se desvia do caminho reto.
ExcluirOs guerrilheiros, como a Dilma, também torturavam e matavam. Eram guerrilheiros e usavam armas, eram treinados na China e em Cuba. Eles trainavam para serem bons samaritanos? Não. Treinavam para matar militares, civis e quem se colocavam contra os seus desejos de impor a ditadura do proletariado, o comunismo. Os militares estavam impedindo esse golpe comunista.
ResponderExcluirVdd
ExcluirÓtimas respostas, não estou só.
ResponderExcluirEle está de parabéns pela reverência olha que são aquelas pessoas mortas não com tortura mas em guerra
ResponderExcluirComo ví essa fotos diversas vezes, desde domingo, apresentando supostas "vítimas" do Cel. Brilhante Ustra, curioso que sou, me dei o trabalho de procurar quem são os ilustres defuntos:
FERNANDO B. DE PAULA FERREIRA: Integrante do grupo VAR-PALMARES, participou do roubo de US$2,5 milhões do cofre do Adhemar de Barros, para tal, mantendo 11 funcionários reféns. Morto em uma troca de tiros no Largo da Banana, em 29/07/1979.
ALCERI M. GOMES DA SILVA: Membro da VPR, uma das cabeças do atentado que ceifou a vida do Sd. Mario Kozel Filho.
CARLOS E. P. FLEURY: Membro da VPR, um dos seqüestradores do embaixador alemão Ehrefried Von Holleeben, treinou guerrilha na Argélia e em Cuba. Morto em uma troca de tiros no bairro da Guanabara, em 10/12/1971
ANTÔNIO SÉRGIO DE MATOS: Iniciou a carreira no MAR, transferiu-se para a guerrilha urbana da ALN. Morto em 23/12/71, durante uma tentativa de assalto à um comboio militar.
LUIZ HIRATA: Membro da OS, morreu atropelado por um ônibus em 16/12/1971, quando empreendia fuga, à pé, de agentes do DOPS.
ALEXANDRE JOSÉ IBSEN: Ex membro da ALN e guerrilheiro do MOLIPO, morto em uma troca de tiros com a PM, no bairro Tatuapé, em 27/02/1972,
ANTONIO C. N. CABRAL: Liderança da ALN, morto, após trocar tiros, junto com 2 comparsas, em ocorrência na Rua Zizi, bairro Barão Lins de Vasconcelos, RJ.
HIROSHI TORIGOE: Ex-membro da ALN, comandante do MOLIPO, chefe do assalto ao Banco Nacional, na Lapa, morto em 05/01/1972, no bairro de Sta Cecília, em troca de tiros com os agentes do DOI-CODI, onde um policial veio a óbito.
JOSÉ JULIO DE ARAÚJO: Membro do Partido Comunista e da ALN, treinou guerrilha, em Cuba, de 1961 a 1971. Morto por seguranças particulares durante um assalto na Rua Teodoro Sampaio, Pinheiros-SP, em 18/08/1972
LOURDES M. W. PONTES: Membro do PCBR, esposa de Paulo P. da Silva, planejador e executor do resgate de Theodomiro Romeiro dos Santos, que resultou na morte de um Sgt da FAB. Integrante do "grupo de fogo" do PCBR, morta em resistência à prisão, no bairro do Grajaú, em 26/12/1972
MARIA R. LOBO FIGUEIREDO: Casada com Raimundo Figueiredo, um dos autores do Atentado do Aeroporto de Guararapes, membro da AP, baleada durante resistência à prisão, com outros 2 guerrilheiros, no bairro do Quintino-RJ. Socorrida para o Hospital Central do Exército, não resistiu e veio à óbito em 29/03/1972
VALDIR SALES SABÓIA: Ex-Policial Militar, membro do PCBR, procurado por vários atos de terrorismo, morto no RJ em 29/12/1972, ao resistir a prisão fazendo uso, inclusive, de uma granada de mão contra os policiais.
Resumindo: Só bonzinhos... A maioria nem foi presa/morta pelo DOI-CODI, muito menos sobre a supervisão do Ustra. Mas, essa é a tática da esquerda. Se não existem fatos, invente-os.
Meus parabéns finalmente alguém q estudou história! !!!
ExcluirNotem que a culpa do Luiz Hirata foi ter fugido dos agentes do DOPS... A tortura não era aceita nem pelas leis da própria ditadura brasileira! Neste ponto, pelo menos os estados unidenses foram corajosos e honestos (ainda que monstruosos), recentemente, e criaram apoio legal para suas torturas (como recentemente em Guantánamo, contra os supostos terroristas capturados no Afganistão, muitos inocentes que talvez até fossem contra o Talibã e que talvez tenham sido vítimas do próprio Talibã, e que foram torturados em Guantánamo até o suicídio pelos Estados Unidos). No Brasil, ao contrário, a "direita" nunca teve essa coragem e esta honestidade. Diziam que não havia tortura. Sinceramente, isso não são direitistas (e estes sim eu respeito); isso são ratos. Francamente...
ExcluirExército brasileiro sim, e não cubano, venezuelano, boliviano. Estamos esperando o nosso Exercito limpar essa corja de comunista safado.
ResponderExcluirO clima está pesadíssimo e eu penso que como postulante ao cargo maior desse país o Bolsonaro pegou um pouquinho pesado. Mas eu entendo suas razões. Torturar ainda mais Dilma. Mas esse acirramento não vai levar a nada. Não poderemos mesmo em um futuro governo de Bolsonaro exterminar todos os comunista s. É preciso iniciar um processo de cicatrização de uma sociedade que foi dividida pelo PT, e alguém tem que dar o primeiro passo. Quando Bolsonaro toma uma atitude assim, embora eu o defenda Incondicionalmente, de certa forma ele se nivela com essas pessoas e isso não é bom. O Comunismo é um sistema FALIDO e quem o defende por si só já está fadado ao fracasso.Por isso penso que ele pode ser superior. A esquerda defendeu marighella e che Guevara. Se ele defende tao somente a família e valores cristão e detona o PT, todos lhe renderiam homenagens. Quando ele homenageia Ustra que para mim também fez o seu dever, ele dá a esse povo combustível para ataca_lo e isso para mim não é bom, porque ele precisa angariar o máximo de setores da sociedade ao seu favor.
ResponderExcluirA dilmanta é uma 'SANTA" toda abençoada, e com as mãos limpíssimas, onde não há uma gota de sangue sequer, e cujo coração ´e leve como plumas de chumbo.
ResponderExcluirVocê, que critica Ustra e Bolsonaro, APOSTO que todo dia você vê alguém diferente usando uma camisa do Che QuerVara e não fala nada... O PSOL todo 08/10 comemora o aniversário de Che, esse que matou -COM PROVAS- inocentes, inclusive crianças junto a Fidel Castro e outros comunistas.
ResponderExcluirVocê deveria era agradecer Ustra, por hoje estarmos usando a internet, e ainda termos uma esperança no Brasil.
SUSPEITA-SE, que Ustra matou/torturou 45 pessoas em 21 ANOS de "ditadura"... Aí você deve pensar: "NOSSA, que HORROR, como alguém apoia esse cara?"
Vou te explicar, Che, admirado pelo PT e toda a esquerda, matou -COM PROVAS- 1.900 achando que tava revolucionando, ele matava qualquer um que tinha pensamentos diferentes dele, e também matava negros e gays por serem "anti-revolucionários"... E no final, Che não acrescentou em nada na melhoria do mundo, apenas o piorou.
Che, Fidel Castro, Raúl, e outros do grupinho comunista da américa latina mataram/torturaram no total mais de 10.000 inocentes. Fora da América, Stalin, Lênin, Mao Tsé-Tung, e o resto do comunismo no mundo matou mais 100 milhões de inocentes. Mas você não reclama do povo usando a camisa do Guevara, não reclama do Jean fazer cosplay de Che, não reclama do PSOL comemorar todo ano o aniversário desses caras, não reclama de HOJE EM DIA termos um PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL.
Agora vamos à chamada "ditadura militar", só quem morria eram os vagabundos, no total estima-se 473 mortos/desaparecidos em 21 anos de "ditadura"... Mas graças aos militares, o Brasil tinha um crescimento do PIB por ano de 15% (Hoje em dia apenas 1,5%)
O crescimento de construção civil por ano era 15% (hoje em dia apenas 4,28%)
O Brasil passou da 49ª para a 8ª melhor economia do MUNDO!
E hoje estamos aqui, conversando na internet, você deveria agradecer aos militares por evitarem um BANHO DE SANGUE COMUNISTA aqui no Brasil!
Obrigado Ustra!
OiIgnorância vc liga os atos deles ao comunismo porem esquecem que rosa ditadura e não o comunismo. Que levaVa a esse
ExcluirAto
.
OiIgnorância vc liga os atos deles ao comunismo porem esquecem que rosa ditadura e não o comunismo. Que levaVa a esse
ExcluirAto
.