Grupo de 14 senadores alega que Moro agiu com arbitrariedade e expôs a presidente a uma “situação absurda” ao levantar o sigilo de conversas telefônicas do ex-presidente Lula quando se preparava para assumir a Casa Civil
Catorze senadores entraram nesta terça-feira (22) com uma reclamação disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato na primeira instância. Na petição, os parlamentares pedem abertura do processo disciplinar pelo fato de Moro ter autorizado a divulgação de gravações entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff.
Assinam a reclamação disciplinar os senadores Ângela Portela (PT-RR), Donizeti Nogueira (PT-TO), Fátima Bezerra (PT-RN), Gleisi Hoffman (PT-PR), Jorge Viana (PT-AC), José Pimentel (PT-CE), Lídice Da Mata (PSB-BA), Lindbergh Farias (PT-RJ), Paulo Rocha (PT-PA), Humberto Costa (PT-PE), Roberto Requião (PMDB-PR), Telmário Mota (PDT-RR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
Arbitrariedade
Os senadores pedem que o CNJ aplique ao juiz as medidas disciplinares previstas na Lei Orgânica da Magistratura (Lomam), como advertência, censura, remoção compulsória, aposentadoria compulsória ou demissão.
De acordo com os senadores, Moro agiu com arbitrariedade e expôs a presidente Dilma a uma “situação absurda”. “Ao levantar o sigilo de conversas telefônicas do ex-presidente Lula no momento em que se preparava para assumir o cargo de ministro da Casa Civil, o juiz Federal Sérgio Moro sabia que cometia um crime. Tomou, nada obstante, uma atitude política, em nome de um desejo de realizar o fim pretendido de evitar que o ato administrativo de posse do indicado ao cargo se efetivasse”, afirmou a petição.
No pedido, os senadores consideram a importância da Operação Lava Jato na investigação da corrupção, mas afirmam que a apuração passou a ser conduzida de forma “midiática e espetacularizada”.
“O juiz que a conduz mostra-se seduzido pela fama e faz um diálogo com o segmento social insatisfeito com o governo federal não no sentido de esclarecê-lo e acalmar os ânimos, mas ao oposto. Seus atos tendem a incitar a população à subversão da ordem política e social. E o grave é que não encontra mais os limites das leis e da Constituição Federal como parâmetros.”
Ampla defesa
Na semana passada, ao autorizar o fim do sigilo do processo envolvendo o ex-presidente Lula na Operação Lava Jato, Moro considerou que o interesse público e o princípio constitucional da publicidade impedem a continuidade dos sigilos das interceptações. Segundo o juiz, Dilma não é investigada na Lava Jato e sua conversa com Lula foi monitorada “fortuitamente” na apuração contra o ex-presidente, que teve sigilo telefônico quebrado com autorização de Moro.
“O levantamento propiciará assim não só o exercício da ampla defesa pelos investigados, mas também o saudável escrutínio público sobre a atuação da administração pública e da própria Justiça criminal. A democracia, em uma sociedade livre, exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras”, decidiu Moro.
Bandido tem que proteger bandido não é mesmo. Ele querem dizer que o povo não tinha o direito de saber o que o governante deles está fazendo? " usando a posição dela pra proteger bandido". Vivemos em uma democracia portanto temos esse direito sim. Corja de vagabundos todos comprados com nosso dinheiro.
ResponderExcluirSENDO ASSIM QUE ELE TIRA O SIGILO DA GRANDE LISTA DOS CORRUPTOS QUE ENCONTRA NA MÃO DELE. NÃO PODE QUERER CONDENAR UM E PROTEGER O OUTRO JUIZ SAFADO ESCONDENDO LADRÃO.CADE NOSSO DIREITO DE SABER QUEM ESTA NA LISTA???
ResponderExcluirPorque você se esconde atrás de pseudônimo ?
ExcluirPorque você se esconde atrás de pseudônimo ?
ExcluirUma facção criminosa, que ainda ri na cara da sociedade brasileira.
ResponderExcluirDiscutir a tentativa de obstrução da justica,ninguém quer né? Se fingem de sonsos....tenham vergonha na cara! Aproveitem a têta vai acabar!
ResponderExcluirDiscutir a tentativa de obstrução da justica,ninguém quer né? Se fingem de sonsos....tenham vergonha na cara! Aproveitem a têta vai acabar!
ResponderExcluirTenho vergonha de ter nascido em um país com tantos poderosos desprovidos de mínima inteligência!
ResponderExcluirTenho vergonha de ter nascido em um país com tantos poderosos desprovidos de mínima inteligência!
ResponderExcluirUma coisa é Justiça, outra é injustiça ou ilegalidade em nome da justiça...não voto em Dilma, não sou PT, mas as atitudes de Moro e vazamento para meios de comunicação foi uma atitude de má fé, irresponsável. Qual o interesse de alguns assuntos divulgados na investigação que estava sendo feita? Um juiz de primeira estancia tem que saber suas limitações, certo ou errado, grampear um Presidente da República não é de competência dele e muito menos divulgar sem autorização de uma corte judicial que teria que analisar e tomar as atitudes devidas. Assim como Lula, Dilma...que empolgaram com o poder e possivelmente praticaram ilicitudes, Moro empolgou como paladino da justiça de maneira ilícita!
ResponderExcluirTodos devem ter o rabo preso, com certeza.
ResponderExcluirPeraí?? Senadores do PT e afins?? Ah! Pensei que era coisa seria!! São TODOS suspeitos! Ops! Nem suspeitos são! São bandidos mesmo tentando se proteger.
ResponderExcluirEm poucas palavras: Se os "senadores" acham que o juiz Moro gosta de aparecer, todos ou praticamente todos os políticos no Braail são um PRATO CHEIO para que isso aconteça. Por favor, Dr. Moro: SIRVA-SE !!! Será um banquete que pelo menos terá um propósito, diferentemente do que acontece com os banquetes promovidos por estes que o acusam, e que são pagos com o dinheiro dos nossos impostos. Bom apetite!
ResponderExcluirTenho vergonha de ser Paranaense e ter dois senadores semvergonha que foram eleitos por nós, o Requião e a Gleici, não representam a vontade do povo paranaense.
ResponderExcluirFez exatamente o que toda nação queria e precisava saber, todos esses pilantras, vagabundos, e corruptos tinham que estarem presos! Esses senadores têm medo das suas roybalheiras chegarem ao conhecimento do povo! O CNJ é formado por pessoas honestas e saberão que o juiz apenas cumpriu seu dever de autoridade ao ver uma anta de presidenta acobertando um vagabundo!
ResponderExcluirQUEM ESTÁ ATRAPALHANDO A VIDA DESTE PAÍS E AS INVESTIGAÇÕES CONTRA O PT LULA DILMA E TODOS OS LADRÕES DO MENSALÃO E DO PEDRLĀO É O STF ATRAVÉS DE ALGUNS MINISTROS COMPRADOS PELO PT.
ResponderExcluirVIVA O JUIZ. GRATIDÃO ETERNA DOS BRASIL EIROS QUE NÃO COMPACTUAM COM A CORRUPÇÃO.
PORQUE O DISTINTO E "BEM INTENCIONADO" JUÍZ NÃO GRAMPEOU AÉCIO MEGA DENUNCIADO(PSDB),CUNHA(PMDB)TEMER(PMDB) E SEUS FAMILIARES É CLARO. OU VOC~ES SÃO MANIPULADOS PELA VEJA E GLOBO E NÃO SABEM DESTAS INFORMAÇÕES.
ResponderExcluirCambada de vagabundos!
ResponderExcluirPodem escrever:todos os quatorze vão aparecer num futuro próximo nas investigações da Lavajato. Devem estar com muito medo e tentam se proteger.
ResponderExcluir