A entrega da condecoração ocorre todos os anos na data em Ouro Preto em 21 de abril, dia de Tiradentes
O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, será um dos agraciados com o Grande Colar da Inconfidência neste ano. A informação é do governador Fernando Pimentel (PT) que esteve com o líder da esquerda no Uruguai. Pimentel cumpriu agenda no país vizinho onde almoçou com o embaixador no Brasil no Uruguai, Hadil Fontes e se encontrou com o vice-presidente Raúl Fernando Sendic.
“Em viagem ao Uruguai, tive o prazer de fazer uma visita ao ex-presidente Pepe Mujica e à senadora e sua esposa, Lúcia. E fico feliz em contar pra vocês que Mujica aceitou o convite para vir ao nosso Estado receber o Grande Colar da Inconfidência no dia 21 de abril”, anunciou o governador em sua página no Facebook. A entrega da condecoração ocorre todos os anos na data em Ouro Preto, comemorado dia de Tiradentes.
Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os homenageados deste ano estão médicos, professores, advogados, atletas, professores, empresários, artesãos, ministros e secretários de Estado, parlamentares, integrantes do Judiciário e do Ministério Público.
No ano de 2015, o governador criou polêmica ao agraciar o líder do MST, João Pedro Stédile com a comenda. A oposição tem reagido aos critérios políticos adotados pelo governador na escolha dos homenageados.
Postar um comentário
Clique para ver o código!
Para inserir emoticon você deve adicionado pelo menos um espaço antes do código.